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Título: Caracterização do uso de Métodos Contraceptivos por Mulheres Adolescentes: uma revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): Characterization of the use of contraceptive methods by adolescent women: an integrative review
Autor(es): GONÇALVES, Emanuel Palácio
Palavras-chave: Métodos Contraceptivos;
Contracepção Reversível de Longa Duração;
Gravidez na Adolescência
Contraceptive Methods;
Long-Acting Reversible Contraception;
Pregnancy in Adolescence
Data do documento: 20-Nov-2023
Editor: UFMA
Resumo: INTRODUÇÃO: A Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua a adolescência como uma etapa de transição entre a infância e a fase adulta, estabelecendo limites de idade entre 10 e 20 anos incompletos como o início e o fim desse período, respectivamente (WHO STUDY GROUP ON YOUNG PEOPLE AND “HEALTH FOR ALL BY THE YEAR 2000”; ORGANIZATION, 1986). Já para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a adolescência se estende dos 12 aos 18 anos (BRASIL, 1991). Nesse contexto, merecem destaque as peculiaridades da adolescência feminina, que, além de abranger todas as modificações mencionadas anteriormente, conta, também, com a pressão social e familiar existente sobre os corpos femininos, o que torna esse processo ainda mais complexo, tendo em vista os preceitos traçados, principalmente, sobre a sexualidade e sobre o ato de gestar (FEBRASGO et al., 2018). Ganha relevância, também, a discussão sobre gravidez na adolescência, pois, atualmente, emergem questionamentos sobre os impactos desse fenômeno, na perspectiva de serem especialmente negativos, principalmente quando ocorre de forma não consciente e não planejada (DIAS et al., 2010). Sabe-se, ainda, que as estratégias de planejamento familiar, especialmente a anticoncepção, consistem em um importante instrumento para prevenção de gravidez na adolescência (FEBRASGO et al., 2018). Assim, este manuscrito tem como objetivo caracterizar o uso dos métodos contraceptivos entre mulheres adolescentes. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, do tipo integrativa. Tal metodologia foi escolhida não só pela sua capacidade de identificar e de sistematizar as evidências científicas existentes sobre determinado assunto, mas também porque se propõe a responder a uma pergunta específica. RESULTADOS: A pesquisa inicial resultou em um total de 793 estudos (01 Scielo; 03 Lilacs; 553 BVS; 104 Periódico CAPES; 132 PubMed), cujos resumos foram analisados quanto à identificação do artigo em relação à pergunta norteadora da pesquisa, sendo selecionados então, 123 artigos (03 Lilacs; 98 BVS; 16 Periódico CAPES; 06 PubMed). Na etapa seguinte, após avaliação da introdução e da conclusão, obteve-se 48 estudos (02 Lilacs; 40 BVS; 04 Periódico CAPES; 02 PubMed), dos quais, após uma leitura na íntegra, restaram 27 (01 Lilacs; 24 BVS; 02 Periódico CAPES). DISCUSSÃO: Os 27 artigos que compõem a amostra final deste manuscrito se debruçaram em cinco principais linhas de investigação: Prevenção de Gravidez na Adolescência; Barreiras ao uso dos LARCs por adolescentes; Minimização dos obstáculos ao uso dos LARCs por adolescentes; Impactos negativos do uso dos LARCS por adolescentes; Planejamento reprodutivo no período pós-parto entre adolescentes. CONCLUSÃO: Nessa perspectiva, se por um lado, a literatura atual é efetiva em apontar os fatores que motivam essa incongruência, listando os principais percalços que dificultam o uso dos LARCs por adolescentes, com destaque ao baixo conhecimento desses métodos por parte das pacientes e, também, dos profissionais de saúde, por outro, há uma falha grotesca no apontamento de soluções viáveis para tal antagonismo.
Descrição: INTRODUCTION: The World Health Organization (WHO) conceptualizes adolescence as a transitional stage between childhood and adulthood, establishing age limits between 10 and 20 years as the beginning and end of this period, respectively (WHO STUDY GROUP ON YOUNG PEOPLE AND “HEALTH FOR ALL BY THE YEAR 2000”; ORGANIZATION, 1986). According to the Child and Adolescent Statute (ECA), adolescence extends from 12 to 18 years of age (BRASIL, 1991). In this context, the peculiarities of female adolescence deserve to be highlighted, which, in addition to encompassing all the changes mentioned above, also includes the social and family pressure on female bodies, which makes this process even more complex, given the precepts outlined, mainly, on sexuality and the act of gestation (FEBRASGO et al., 2018). The discussion on teenage pregnancy is also gaining relevance, as questions are currently emerging about the impacts of this phenomenon, from the perspective of being especially negative, especially when it occurs unconsciously and unplanned (DIAS et al., 2010). It is also known that family planning strategies, especially contraception, are an important tool for preventing teenage pregnancy (FEBRASGO et al., 2018). Thus, this manuscript aims to characterize the use of contraceptive methods among adolescent women. METHODOLOGY: This is a systematic, integrative literature review. This methodology was chosen not only for its ability to identify and systematize existing scientific evidence on a given subject, but also because it aims to answer a specific question. RESULTS: The initial search resulted in a total of 793 studies (01 Scielo; 03 Lilacs; 553 BVS; 104 CAPES Journal; 132 PubMed), whose abstracts were analyzed for the identification of the article in relation to the guiding research question, and 123 articles were selected (03 Lilacs; 98 BVS; 16 CAPES Journal; 06 PubMed). In the next stage, after evaluating the introduction and conclusion, 48 studies were obtained (02 Lilacs; 40 BVS; 04 CAPES Journal; 02 PubMed), of which, after a full reading, 27 remained (01 Lilacs; 24 BVS; 02 CAPES Journal). DISCUSSION: The 27 articles that make up the final sample of this manuscript focused on five main lines of research: Prevention of Pregnancy in Adolescence; Barriers to the use of LARCs by adolescents; Minimizing obstacles to the use of LARCs by adolescents; Negative impacts of the use of LARCS by adolescents; Reproductive planning in the postpartum period among adolescents. CONCLUSION: From this perspective, if on the one hand, the current literature is effective in pointing out the factors that motivate this incongruity, listing the main obstacles that hinder the use of LARCs by adolescents, with emphasis on the low knowledge of these methods on the part of patients and also of health professionals, on the other hand, there is a gross failure in pointing out viable solutions to such antagonism.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8066
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Pinheiro

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