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dc.contributor.authorARAÚJO SEGUNDO, Ancelmo Portela de-
dc.date.accessioned2024-10-18T15:19:32Z-
dc.date.available2024-10-18T15:19:32Z-
dc.date.issued2022-05-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8092-
dc.descriptionBurnout Syndrome is the final stage of excessive stress related to occupational activities, and due to a great professional demand and high pressure, many teachers develop this disease. The aim of the study was to identify the prevalence of the syndrome in professors of the medical course at the Federal University of Maranhão Campus Pinheiro (UFMA-Pinheiro). The research instruments were a questionnaire to assess socioeconomic status and the Maslach Burnout Inventory - Educators Survey (MBI-ES), which were applied to 67% (n=39) of the university's medical school professors. The results showed indexes for emotional exhaustion of 18%, depersonalization in 7.7% and low professional fulfillment in 28.2%. The results also revealed that women are more prone to high rates of depersonalization than men, teachers without children have more emotional exhaustion and teachers without steady partners have less professional fulfillment. The results achieved can serve as a basis for the search for a better quality of occupapt_BR
dc.description.abstractA Síndrome de Burnout é a fase final de um estresse em excesso relacionado às atividades ocupacionais, sendo que, devido a uma grande exigência profissional e uma elevada pressão, muitos docentes desenvolvem esta doença. O objetivo do estudo foi identificar a prevalência da síndrome nos professores do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão Campus Pinheiro (UFMA-Pinheiro). Os instrumentos de pesquisa foram um questionário para avaliar a condição socioeconômica e o Maslach Burnout Inventory - Educators Survey (MBI-ES), que foram aplicados em 67% (n=39) dos docentes do curso de medicina da universidade. Os resultados mostraram índices para exaustão emocional de 18%, despersonalização em 7,7% e baixa realização profissional em 28,2%. Os resultados revelaram ainda que as mulheres têm uma maior tendência para altos índices de despersonalização do que homens, professores sem filhos têm mais exaustão emocional e docentes sem companheiros fixos têm menor realização profissional. Os resultados alcançadospt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectSíndrome de Burnout;pt_BR
dc.subjectMedicina;pt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectBurnout Syndrome;pt_BR
dc.subjectMedicine;pt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleSÍNDROME DE BURNOUT: MANIFESTAÇÕES NOS DOCENTES DE MEDICINApt_BR
dc.title.alternativeBURNOUT SYNDROME: MANIFESTATIONS IN MEDICAL TEACHERSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.typeTrabalho sob sigilo. Motivo: Artigo será enviado para publicação em revista científica. Data prevista para liberação: Somente após revogada esta permissão parcial.pt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Pinheiro

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