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Título: SÍNDROME DE BURNOUT: MANIFESTAÇÕES NOS DOCENTES DE MEDICINA
Título(s) alternativo(s): BURNOUT SYNDROME: MANIFESTATIONS IN MEDICAL TEACHERS
Autor(es): ARAÚJO SEGUNDO, Ancelmo Portela de
Palavras-chave: Síndrome de Burnout;
Medicina;
Professores
Burnout Syndrome;
Medicine;
Teachers
Data do documento: 17-Mai-2022
Editor: UFMA
Resumo: A Síndrome de Burnout é a fase final de um estresse em excesso relacionado às atividades ocupacionais, sendo que, devido a uma grande exigência profissional e uma elevada pressão, muitos docentes desenvolvem esta doença. O objetivo do estudo foi identificar a prevalência da síndrome nos professores do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão Campus Pinheiro (UFMA-Pinheiro). Os instrumentos de pesquisa foram um questionário para avaliar a condição socioeconômica e o Maslach Burnout Inventory - Educators Survey (MBI-ES), que foram aplicados em 67% (n=39) dos docentes do curso de medicina da universidade. Os resultados mostraram índices para exaustão emocional de 18%, despersonalização em 7,7% e baixa realização profissional em 28,2%. Os resultados revelaram ainda que as mulheres têm uma maior tendência para altos índices de despersonalização do que homens, professores sem filhos têm mais exaustão emocional e docentes sem companheiros fixos têm menor realização profissional. Os resultados alcançados
Descrição: Burnout Syndrome is the final stage of excessive stress related to occupational activities, and due to a great professional demand and high pressure, many teachers develop this disease. The aim of the study was to identify the prevalence of the syndrome in professors of the medical course at the Federal University of Maranhão Campus Pinheiro (UFMA-Pinheiro). The research instruments were a questionnaire to assess socioeconomic status and the Maslach Burnout Inventory - Educators Survey (MBI-ES), which were applied to 67% (n=39) of the university's medical school professors. The results showed indexes for emotional exhaustion of 18%, depersonalization in 7.7% and low professional fulfillment in 28.2%. The results also revealed that women are more prone to high rates of depersonalization than men, teachers without children have more emotional exhaustion and teachers without steady partners have less professional fulfillment. The results achieved can serve as a basis for the search for a better quality of occupa
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8092
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Pinheiro

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