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http://hdl.handle.net/123456789/8093
Título: | BURNOUT: MANIFESTAÇÃO NO CICLO CLINICO DO CURSO DE MEDICINA |
Título(s) alternativo(s): | BURNOUT: MANIFESTATION IN THE CLINICAL CYCLE OF THE MEDICINE COURSE |
Autor(es): | MARTINS, José Germano Ferraz |
Palavras-chave: | Burnout; Estresse; Medicina; Estudantes Burnout; Stress; Medicine; Students |
Data do documento: | 19-Mai-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A forte pressão exercida sobre os indivíduos, seja ela de natureza profissional ou acadêmica, principalmente nas últimas décadas, é um dos fatores pelos quais afecções psicológicas, tais como a depressão e Burnout, estão aumentando de maneira exacerbada. Assim, a síndrome de Burnout é caracterizada por problemas de estresse de forma persistente e repetitiva, vinculado a situações de trabalho, onde a tensão física e mental causada por cargas excessivas, diferente do estresse comum, provoca problemas emocionais e/ou físicos. OBJETIVO: Verificar a prevalência da síndrome de Burnout entre os discentes do curso de medicina, entre o quarto e oitavo semestres de graduação, da UFMA - Pinheiro. METODOLOGIA: O presente trabalho é um estudo quantitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semiestruturado composto de duas partes. A primeira, quantitativa, é formada pelo Maslach Burnout Inventory (MBI). A segunda é formada de um questionário sociodemográfico. Todos os dados da pesquisa foram |
Descrição: | The strong pressure exerted on individuals, whether of a professional or academic nature, especially in the last decades, is one of the factors by which psychological disorders, such as depression and Burnout, are increasing in an exacerbated way. Thus, Burnout syndrome is characterized by persistent and repetitive stress problems, linked to work situations, where physical and mental tension caused by excessive loads, unlike common stress, causes emotional and/or physical problems. OBJECTIVE: To verify the prevalence of Burnout syndrome among medical students, between the fourth and eighth semesters of graduation, at UFMA - Pinheiro. METHODOLOGY: The present work is a quantitative study. The instrument used for data collection was a semi-structured questionnaire composed of two parts. The first, quantitative, is formed by the Maslach Burnout Inventory (MBI). The second consists of a sociodemographic questionnaire. All research data were analyzed in Microsoft Excel and later the results were transformed into t |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8093 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Pinheiro |
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