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http://hdl.handle.net/123456789/8108
Título: | ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O AMBIENTE EDUCACIONAL NAS ESCOLAS MÉDICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Título(s) alternativo(s): | ANALYSIS OF STUDENTS' PERCEPTION OF THE EDUCATIONAL ENVIRONMENT IN MEDICAL SCHOOLS OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO |
Autor(es): | BRITO, Arthur Gomes Da Silva |
Palavras-chave: | Ensino Superior; Saúde Mental; Educação Médica; DREEM; Ambiente Educacional Higher Education; Mental Health; Médica l Education; DREEM; Learning Environment |
Data do documento: | 7-Nov-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O estudo seguinte é uma pesquisa original de natureza transversal e abordagem quantitativa que envolveu a aplicação de questionários. Seu objetivo é analisar a saúde mental de estudantes de medicina em relação ao ambiente educacional, identificando uma prevalência superior de sintomas de depressão e ansiedade nesse grupo. O estudo busca compreender os fatores estressores que contribuem para essa situação, como a carga horária extensa e a exposição a situações difíceis no contexto médico. A falta de apoio institucional adequado pode tornar os estudantes vulneráveis a respostas mal-adaptativas a situações estressantes. O entendimento por trás dessa problemática vem sendo alvo de inúmeras pesquisa e a elucidação dos agentes estressores é considerada um pilar para a compreensão, a fim de que possam ser aplicadas medidas que minimizem ou reduzam o problema. A carga horária excessiva, exposição a situações de sofrimento e morte dos pacientes, além da própria grade curricular médica são alguns fatores que, sem o devido apoio institucional, tornam os estudantes vulneráveis a responder às situações estressantes do curso de modo não adaptativo. Por isso, esse estudo objetiva analisar o impacto do meio ambiente na qualidade de ensino e aprendizado, através do questionário Dundee Ready Educational Environment Measure (DREEM), como anda a saúde mental dos estudantes médicos, e analisar como o ambiente sociodemografico pode ter afetado a saúde mental destes estudantes. Esta é uma pesquisa original e quantitativa conduzida nos três campi da UFMA. Ela foi realizada por meio da aplicação de questionários, baseada na estruturação de uma revisão sistemática da literatura sobre o uso do questionário DREEM na avaliação da saúde mental dos estudantes das escolas de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), utilizando essa população como o foco da análise. Foi realizado a aplicação do questionário DREEM, tendo como base seus parâmetros, buscando-se avaliar as diferentes categorias de adoecimento mental. A aplicação do questionário deu-se no primeiro semestre de 2023, com adesão de 463 alunos onde, por critérios de exclusão, foram analisados 332 questionários, sendo desses 122 do campus de Imperatriz (IMP), 89 do campus de Pinheiro (PHO) e 121 do campus de São Luis (SLZ). O método DREEM identificou aspectos favoráveis e desfavoráveis, destacando a insatisfação dos estudantes com o ensino tradicional. Dessa forma é crucial entender as razões por trás das classificações negativas, como carga horária excessiva e falta de apoio institucional, a fim de promover um ambiente educacional mais positivo Essas descobertas são essenciais para reformas e melhorias educacionais, que podem impactar não apenas a qualidade de vida do estudante e seu progresso no curso, como também futuramente a sociedade. Assim este estudo pode nortear sobre as principais diferenças do ambiente educacional das escolas médicas da UFMA e em quais dimensões apresentam as principais diferenças. |
Descrição: | The following study involves an analysis of the mental health of medical students in the context of the educational environment and its implications. It is estimated that the prevalence of depression and anxiety symptoms is significantly higher in medical students compared to their peers in the general population of the same age. Stress is a common occurrence among medical students, and understanding the underlying causes is crucial to implement measures aimed at minimizing or reducing this issue. Factors such as excessive workload, exposure to distressing patient situations, and the medical curriculum itself can render students vulnerable to maladaptive responses to course-related stressors, especially without adequate institutional support. Therefore, this study aims to assess the impact of the educational environment on the quality of teaching and learning, employing the Dundee Ready Educational Environment Measure (DREEM) questionnaire to evaluate the mental health of medical students. It also investigates how the sociodemographic environment may have affected the mental health of these students. This is an original quantitative research conducted across the three campuses of UFMA, involving the application of questionnaires based on the structured literature review regarding the use of the DREEM questionnaire in assessing the mental health of medical school students at the Federal University of Maranhão (UFMA), using this population as the focus of the analysis. The DREEM questionnaire was administered, following its parameters, to evaluate different categories of mental health. The questionnaire was conducted in the first semester of 2023, with 463 students participating. After applying exclusion criteria, 332 questionnaires were analyzed, comprising 122 from the Imperatriz campus (IMP), 89 from the Pinheiro campus (PHO), and 121 from the São Luis campus (SLZ). The DREEM method identified both favorable and unfavorable aspects, highlighting students' dissatisfaction with traditional teaching methods. Thus, it is crucial to understand the reasons behind negative ratings, such as excessive workload and lack of institutional support, to promote a more positive educational environment. These findings are essential for educational reforms and improvements that can impact not only the students' quality of life and academic progress but also have implications for society as a whole. Consequently, this study can provide insights into the main differences in the educational environment of UFMA's medical schools and the dimensions where these differences are most pronounced. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8108 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Pinheiro |
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