Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/810
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Alexssandra de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-26T16:43:29Z | - |
dc.date.available | 2016-09-26T16:43:29Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/810 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel. | pt_BR |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel. | pt_BR |
dc.description.abstract | O termo inclusão hoje é bastante divulgado em diferentes aspectos da sociedade. A gestão pública tem um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias para a inclusão sociodigital, tendo em vista a produção de novos modelos sociais, com projetos, planos e caminhos próprios de cada área de responsabilidade do governo, através de incentivos às políticas públicas que transformem o ambiente econômico e social do país, estado e/ou município. O termo inclusão social diz respeito à participação ativa do cidadão em ações na comunidade, no governo e na sociedade civil. O termo inclusão digital diz respeito às ações que buscam inserir o cidadão por meio do aprendizado, oferecendo-lhes as habilidades necessárias para manipular a tecnologia de acesso à informação. A presente pesquisa tem por finalidade identificar como a Gestão Pública pode incentivar a inclusão sociodigital, através da implantação do Projeto Acesso Amigo, como ferramenta para melhoria da educação e desenvolvimento do aluno. A metodologia adotada nesta pesquisa foi caracterizada como Descritiva e Explicativa, com abordagem quantitativa e qualitativa, também considerada uma pesquisa bibliográfica e documental. A amostra da pesquisa foi por conveniência, realizada na rede de escolas municipais de São José de Ribamar que participam do Projeto Acesso Amigo. Observou-se que alunos responderam positivamente quanto à avaliação individual do projeto, demonstrando interesse e motivação para participação das aulas. Os professores e gestores relatam que foi perceptível o desenvolvimento estudantil após a implantação do Projeto, melhorando não apenas o aprendizado, mas uma evolução na proatividade dos alunos. Notou-se que a gestão pública, por meio da Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar – MA, vê como promissor o Projeto implantado por ela, apesar das dificuldades encontradas, esforça-se para cumprir com seu papel de gestora visando o bem comum da sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestão Pública | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Sóciodigital | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A GESTÃO PÚBLICA E O INCENTIVO À INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA EDUCAÇÃO: uma análise da execução do Projeto Acesso Amigo no município de São José De Ribamar- MA. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexssandradesouzapereira.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.