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dc.contributor.authorPereira, Alexssandra de Souza-
dc.date.accessioned2016-09-26T16:43:29Z-
dc.date.available2016-09-26T16:43:29Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/810-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel.pt_BR
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel.pt_BR
dc.description.abstractO termo inclusão hoje é bastante divulgado em diferentes aspectos da sociedade. A gestão pública tem um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias para a inclusão sociodigital, tendo em vista a produção de novos modelos sociais, com projetos, planos e caminhos próprios de cada área de responsabilidade do governo, através de incentivos às políticas públicas que transformem o ambiente econômico e social do país, estado e/ou município. O termo inclusão social diz respeito à participação ativa do cidadão em ações na comunidade, no governo e na sociedade civil. O termo inclusão digital diz respeito às ações que buscam inserir o cidadão por meio do aprendizado, oferecendo-lhes as habilidades necessárias para manipular a tecnologia de acesso à informação. A presente pesquisa tem por finalidade identificar como a Gestão Pública pode incentivar a inclusão sociodigital, através da implantação do Projeto Acesso Amigo, como ferramenta para melhoria da educação e desenvolvimento do aluno. A metodologia adotada nesta pesquisa foi caracterizada como Descritiva e Explicativa, com abordagem quantitativa e qualitativa, também considerada uma pesquisa bibliográfica e documental. A amostra da pesquisa foi por conveniência, realizada na rede de escolas municipais de São José de Ribamar que participam do Projeto Acesso Amigo. Observou-se que alunos responderam positivamente quanto à avaliação individual do projeto, demonstrando interesse e motivação para participação das aulas. Os professores e gestores relatam que foi perceptível o desenvolvimento estudantil após a implantação do Projeto, melhorando não apenas o aprendizado, mas uma evolução na proatividade dos alunos. Notou-se que a gestão pública, por meio da Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar – MA, vê como promissor o Projeto implantado por ela, apesar das dificuldades encontradas, esforça-se para cumprir com seu papel de gestora visando o bem comum da sociedade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGestão Públicapt_BR
dc.subjectInclusão Sóciodigitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA GESTÃO PÚBLICA E O INCENTIVO À INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA EDUCAÇÃO: uma análise da execução do Projeto Acesso Amigo no município de São José De Ribamar- MA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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