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http://hdl.handle.net/123456789/8121
Título: | Burnout: manifestações no ciclo básico de Medicina |
Título(s) alternativo(s): | Burnout: manifestations in the basic cycle of Medicine |
Autor(es): | LEITÃO JÚNIOR, Péricles Saraiva |
Palavras-chave: | Burnout; Estresse Emocional; Medicina; Estudantes Burnout syndrome; Psychological Distress; Medicine; Students |
Data do documento: | 6-Abr-2022 |
Editor: | UFMA |
Citação: | https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29251 |
Resumo: | A síndrome de Burnout é caracterizada como um agravamento do estresse, de caráter persistente, relacionado às relações de ocupação, sendo que existem três dimensões: exaustão, realização profissional e despersonalização. Alguns indicadores sugerem que o estresse gerado nos estudantes da área da saúde, pela rigorosa rotina de estudos, os colocariam como vítimas dessa síndrome. Este trabalho verificou a prevalência da síndrome de Burnout nos alunos do ciclo básico do curso de graduação em medicina da UFMA-Pinheiro. Foram aplicados questionários validados para aferir a síndrome nesse grupo, objetivando-se avaliar o nível de estresse dos estudantes. Quanto à análise estatística, inicialmente todas as variáveis foram analisadas descritivamente. Para as variáveis quantitativas esta análise foi feita através da observação dos valores mínimos e máximos, e do cálculo de médias e desvios-padrão. Para as variáveis qualitativas foram calculadas as frequências absolutas e relativas. O estudo foi realizado com 98 pessoas, alta exaustão emocional esteve presente em 46,94% dos estudantes, o cinismo e despersonalização foi encontrado em 30,61% dos acadêmicos e 46,94% dos discentes apresentaram um baixo nível de eficácia no trabalho. O perfil mais acometido pela síndrome de Burnout foi o de alunos do sexo feminino com baixa renda e menos horas de sono e de lazer. A prevenção poderá ser executada no grupo em questão e, ao se conhecerem os fatores prevalentes da síndrome neste grupo, tal medida possibilitará a formação de médicos mais empáticos e dedicados ao cuidado com a comunidade. |
Descrição: | Burnout syndrome is characterized as an aggravation of stress, of a persistent character, related to occupation relationships, and there are three dimensions: exhaustion, professional achievement and depersonalization. Some indicators suggest that the stress generated in students in the health area, due to the rigorous study routine, would place them as victims of this syndrome. This study verified the prevalence of Burnout syndrome in students of the basic cycle of the undergraduate medical course at UFMA-Pinheiro. Validated questionnaires were applied to assess the syndrome in this group, aiming to assess the students' stress level. As for the statistical analysis, initially all variables were analyzed descriptively. For quantitative variables, this analysis was performed by observing the minimum and maximum values, and calculating means and standard deviations. For qualitative variables, absolute and relative frequencies were calculated. The study was developed with 98 people, high emotional exhaustion was present in 46.94% of the students, cynicism and depersonalization was found in 30.61% of the academics and 46.94% of the students had a low level of effectiveness at work. The profile most affected by Burnout syndrome was female students with low income and fewer hours of leisure. Prevention can be performed in the group in question and, when the prevalent factors of the syndrome in this group are known, this measure will enable the formation of more empathetic doctors dedicated to caring for the community. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8121 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Pinheiro |
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