Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8123
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNUNES, Andreina Araújo-
dc.date.accessioned2024-10-24T14:22:38Z-
dc.date.available2024-10-24T14:22:38Z-
dc.date.issued2024-05-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8123-
dc.description.abstractRESUMO: Os influenciadores digitais estão tendo grande visibilidade, e realizam divulgações de diversos tipos de produtos e serviços. Na área do turismo, os influenciadores oferecem seus serviços como apoio a estratégia de marketing, especialmente para dar visibilidade a destinos turísticos. Nesse sentido, pesquisa pretende analisar a experiência de um influenciador digital maranhense no trabalho de divulgação dos municípios do estado, descrevendo estratégias e identificando o impacto do trabalho feito para o reconhecimento da identidade regional. A pesquisa envolve estudos de fontes secundárias colhidos em bibliotecas virtuais como Scielo e Google acadêmico sobre a relação do Turismo com o Marketing, a promoção dos destinos turísticos na era digital, especificamente lidando com o turismo nas redes e os os influenciadores digitais, a divulgação dos destinos turísticos do Nordeste brasileiro pelos influenciadores digitais, e a relação da divulgação com os investimentos nos destinos turísticos do Maranhão. Aliado ao referencial teórico, foi realizado um estudo de caso com dados coletados através de uma entrevista com o influenciador digital “fusqueiro viajante” que desenvolve um projeto que divulga o estado do Maranhão. O trabalho conclui que a busca por novos destinos de viagens faz com que os turistas pesquisem e analisem experiências a partir de suas necessidades e desejos, resultando em benefício tanto para os consumidores e demais atores do trade turístico que contratam influenciadores digitais como estratégias de marketing com o intuito de ganhar novos clientes.___Abstract Digital influencers are having great visibility and promote different types of products and services. In the tourism sector, influencers offer their services to support marketing strategies, especially to give visibility to tourist destinations. In this sense, the research aims to analyze the experience of a digital influencer from Maranhão in publicizing the state's municipalities, describing strategies and identifying the impact of the work done to recognize regional identity. The research involves studies of secondary sources collected in virtual libraries such as Scielo and Google Scholar on the relationship between Tourism and Marketing, the promotion of tourist destinations in the digital era, specifically dealing with tourism on networks and digital influencers, the dissemination of tourist destinations in the Brazilian Northeast by digital influencers, and the relationship between publicity and investments in tourist destinations in Maranhão. Combined with the theoretical framework, a case study was carried out with data collected through an interview with the digital influencer “traveler fusqueiro” who develops a project that promotes the state of Maranhão. The work concludes that the search for new travel destinations makes tourists research and analyze experiences based on their needs and desires, resulting in benefits for both consumers and other actors in the tourism trade who hire digital influencers as marketing strategies with with the aim of gaining new customers.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectTurismo;pt_BR
dc.subjectinfluenciadores digitais;pt_BR
dc.subjectestratégia;pt_BR
dc.subjectmarketing;pt_BR
dc.subjectmarketing digital;pt_BR
dc.subjectTourism;pt_BR
dc.subjectdigital Influencers;pt_BR
dc.subjectstrategy;pt_BR
dc.subjectmarketing;pt_BR
dc.subjectdigital marketingpt_BR
dc.titleA importância dos influenciadores digitais como uma estratégia de marketing na divulgação dos destinos turísticos na região Nordestept_BR
dc.title.alternativeThe importance of digital influencers as a marketing strategy in promoting tourist destinations in the Northeast regionpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Turismo do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREINA_ARAUJO_NUNES.pdfTrabalho de Conclusção de Curso.515,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.