Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8128
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dc.contributor.authorSILVA, Nadia Ohara Teixeira-
dc.date.accessioned2024-10-24T15:00:28Z-
dc.date.available2024-10-24T15:00:28Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8128-
dc.description.abstractRESUMO: Esta monografia investiga o papel das imagens na formação de destinos turísticos, com foco na distinção entre destinos turísticos convencionais e não convencionais. A pesquisa analisa como as representações audiovisuais, como na série Doctor Who e no município de São Bernardo/MA, impactam a percepção dos turistas e influenciam o planejamento turístico. A imagem de um destino é composta por uma série de fatores que afetam a tomada de decisão dos turistas, incluindo percepções cognitivas, como informações concretas sobre o local, e percepções afetivas, relacionadas às emoções e sentimentos despertados pelas imagens do local. A metodologia adotada fez uso de imagens utilizadas por uma visão endógena por meio de fotografias realizadas pelo projeto de extensão Lazerólogo (UFMA/CCSB) e imagens da série combinando dados qualitativos e quantitativos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados em plataformas online, onde foram constatadas as percepções e sentimentos dos participantes em relação às imagens de Doctor Who e de São Bernardo/MA, totalizando 192 respostas válidas. Os principais resultados mostram que a imagem de destinos convencionais, como os apresentados em Doctor Who, e os não convencionais, como São Bernardo/MA, são formados por diferentes fatores, mas se destaca de maneira comum a euforia no papel das percepções e emoções no planejamento turístico. Ainda evidenciou distinções nos destinos não convencionais como é o caso de elementos culturais e estereótipos na formação da imagem. Estes sentimentos devem ser vistos à luz do perfil sociodemográfico, conforme realizado. Conclui-se que a pesquisa destaca a importância de integrar percepções majoritariamente afetivas no planejamento de destinos turísticos, especialmente em destinos não consolidados, caso de São Bernardo/MA, como estratégia onde o potencial turístico pode ser ampliado com estratégias que promovam a mobilidade e as emoções despertadas nos visitantes.__ABSTRACT This monograph investigates the role of images in shaping tourist destinations, focusing on the distinction between conventional and unconventional tourist destinations. The research analyzes how audiovisual representations, such as in the Doctor Who series and in the municipality of São Bernardo/MA, impact tourists' perceptions and influence tourism planning. The image of a destination is made up of a series of factors that affect tourists' decision-making, including cognitive perceptions, such as concrete information about the place, and affective perceptions, related to the emotions and feelings aroused by images of the place. The methodology adopted made use of images used by an endogenous vision through photographs taken by the Lazerólogo extension project (UFMA/CCSB) and images from the series combining qualitative and quantitative data. Data collection was carried out using questionnaires applied on online platforms, where participants' perceptions and feelings about the images of Doctor Who and São Bernardo/MA were verified, totaling 192 valid responses. The main results show that the image of conventional destinations, such as those featured in Doctor Who, and unconventional ones, such as São Bernardo/MA, are formed by different factors, but euphoria stands out in a common way in the role of perceptions and emotions in tourism planning. It also highlighted distinctions in unconventional destinations, such as cultural elements and stereotypes in image formation. These feelings should be seen in the light of the sociodemographic profile, as was done. In conclusion, the research highlights the importance of integrating mostly affective perceptions into the planning of tourist destinations, especially in unconsolidated destinations such as São Bernardo/MA, as a strategy where tourism potential can be expanded with strategies that promote mobility and the emotions aroused in visitors.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectTurismo;pt_BR
dc.subjectImagem de destino turístico;pt_BR
dc.subjectDoctor Who;pt_BR
dc.subjectSão Bernardo;pt_BR
dc.subjectplanejamento turístico;pt_BR
dc.subjectTourism;pt_BR
dc.subjectTourism destination image;pt_BR
dc.subjectDoctor Who;pt_BR
dc.subjectSão Bernardo;pt_BR
dc.subjecttourism planningpt_BR
dc.titleDe gallifrey à matriz: reflexões sobre a série Doctor who e de São Bernardo, Maranhão, na formação da imagem turísticapt_BR
dc.title.alternativeFrom Gallifrey to Matrix: reflections on the Doctor Who series and São Bernardo, Maranhão, in the formation of the tourist imagept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Turismo do Campus de São Bernardo

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