Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8129
Título: A representação social do ensino do turismo em ambiente escolar do ensino médio: estudo de caso em São Bernardo-Ma
Título(s) alternativo(s): The social representation of tourism teaching in a high school environment: case study in São Bernardo-Ma
Autor(es): COSTA, Patrícia da Silva Gomes
Palavras-chave: percepções;
Educação Ambiental;
Turismo;
perceptions;
Environmental Education;
Tourism.
Data do documento: 27-Ago-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Este estudo examina percepções sobre o turismo e a educação, baseou-se nas atividades de campo "Turismo na Escola" que propunha uma imersão dos alunos de graduação em turismo no ambiente escolar do Ensino Médio com fins pedagógicos. Nesse norte, a pesquisa procurou entender a representação social que se tem sobre o turismo em conexão com a sua possível inclusão no currículo escolar do Ensino Médio. Para tal teve como objetivos específicos: analisar as opiniões dos professores do Ensino Médio sobre a importância do turismo como disciplina no currículo escolar; avaliar as percepções dos graduandos em turismo sobre o potencial do turismo como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem no contexto escolar; identificar as principais oportunidades e desafios para a implementação do turismo como disciplina eletiva no Ensino Médio, com base nas experiências e expectativas desses atores sociais. Nesse contexto, levanta-se a seguinte problemática: Quais as expectativas existentes em torno da aplicação da disciplina sobre o turismo no ambiente escolar do Ensino Médio? A metodologia deste estudo envolve uma pesquisa de campo embasada em discussões sobre turismo e educação crítica. Baseado em entrevista semiestruturada, utilizamos a Teoria das Representações Sociais (TRS) para compreender os discursos expostos. Exploramos também o conceito de turismo pedagógico e à autonomia local, com base na pedagogia freiriana. Compreendemos que a inclusão do turismo no currículo do Ensino Médio, conforme as percepções de professores e graduandos, é promissora para o desenvolvimento socioeconômico local. Contudo, deve ser crítica, promovendo a valorização da cultura local e formação inclusiva. Assim, prepara os alunos para atuar de forma engajada e sustentável em suas comunidades.__ABSTRACT This study examines perceptions of tourism and education, based on the field activities of the "Tourism in Schools" project, which proposed an immersion of undergraduate tourism students in high school settings for pedagogical purposes. In this context, the research aimed to understand the social representation of tourism in connection with its potential inclusion in the high school curriculum. The specific objectives were: to analyze high school teachers' opinions on the importance of tourism as a subject in the school curriculum; to assess tourism undergraduates' perceptions of tourism’s potential as a pedagogical tool for teaching and learning in schools; and to identify the main opportunities and challenges for implementing tourism as an elective subject in high schools, based on the experiences and expectations of these social actors. In this context, the research raises the following question: What are the existing expectations regarding the implementation of a tourism course in the high school environment? The methodology of this study involves field research grounded in discussions on tourism and critical education. Based on semi-structured interviews, we applied the Theory of Social Representations (TSR) to understand the discourses presented. We also explored the concept of pedagogical tourism and local autonomy, drawing on Freirean pedagogy. We conclude that the inclusion of tourism in the high school curriculum, according to the perceptions of both teachers and undergraduates, is promising for local socioeconomic development. However, it must be critical, promoting the appreciation of local culture and inclusive education. In this way, it prepares students to engage sustainably and actively within their communities.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8129
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Turismo do Campus de São Bernardo

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