Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8143
Título: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM SERIOUS GAMES EM UNITY COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS DE SÍNTESE INORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO
Título(s) alternativo(s): DEVELOPMENT AND EVALUATION OF A SERIOUS GAMES IN UNITY AS A TEACHING STRATEGY FOR TEACHING CHEMICAL REACTIONS OF INORGANIC SYNTHESIS IN HIGH SCHOOL
Autor(es): FROZ, Bruno Eduardo Silva
Palavras-chave: Jogos Sérios;
Educação em Química;
Tecnologia Educacional;
Reações Químicas
Serious Games;
Chemistry Education;
Educational Technology;
Chemical Reactions
Data do documento: 15-Abr-2024
Editor: UFMA
Resumo: Neste estudo, investigamos a aplicabilidade e eficácia dos Jogos Sérios (JS) no ensino de conceitos de química, especificamente focados nas Reações Químicas de Síntese Inorgânica. Para tal, desenvolvemos um jogo monousuário na plataforma Unity, dirigido a alunos do Ensino Médio, visando sua utilização como artefato didático destinado a apoiar o processo de aprendizagem de modo mais interativo e engajador. Os resultados obtidos através desta abordagem permitiram constatar que os alunos puderam não apenas visualizar, mas também interagir com os conceitos químicos num ambiente virtual estimulante, verificado pelo valor de 0,90 no coeficiente Alpha de Cronbach, que indicou uma consistência interna robusta no conjunto de respostas dadas pelos discentes. Os resultados obtidos pela aplicação da avaliação quantitativa baseada no método T-Student indicaram que o JS contribuiu para com uma compreensão satisfatória das reações químicas e suas aplicações práticas, cujos valores t-statistic de 1,8822 e P(T<=t) bi-caudal de 0,0694, acima do nível de significância de α = 0,05, indicaram que não há diferenças estatisticamente significativas entre o ensino tradicional e a abordagem com JS. No entanto, a interatividade e a abordagem lúdica do JS foram valorizadas pelos participantes, indicando uma preferência por métodos de ensino que integram tecnologia e jogos educacionais, com 75% dos participantes preferindo os JS em comparação a 25% que preferiram aulas tradicionais. O perfil dos participantes incluiu alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública, com idades variando principalmente entre 14 a 17 anos, destacando uma amostragem populacional jovem e diversificada em termos de acesso prévio e familiaridade com tecnologias digitais. Cumulativamente, as análises pré e pós-teste mostraram resultados promissores para a abordagem de JS, indicando crescimento na capacidade dos alunos de identificar e explicar essas reações. Concluímos que os JS, não só se assemelham em eficácia aos métodos tradicionais de ensino, mas também podem oferecer vantagens adicionais em termos de engajamento dos alunos e promoção da aprendizagem ativa. Assim, reforçase a ideia de que os JS representam uma abordagem pedagógica promissora, especialmente para conteúdos que requerem a compreensão de conceitos abstratos e complexos.
Descrição: In this study, we investigated the applicability and effectiveness of Serious Games (JS) in teaching chemistry concepts, specifically focused on Chemical Synthesis Reactions. To this end, we developed a single-user game on the Unity platform, aimed at high school students, aiming to use it as a teaching artifact designed to support the learning process in a more interactive and engaging way. The results obtained through this approach made it possible to verify that students were able to not only visualize, but also interact with chemical concepts in a stimulating virtual environment, verified by the value of 0.90 in the Cronbach's Alpha coefficient, which indicated a robust internal consistency that indicated a robust internal consistency in the set of answers given by students. The results obtained by applying the quantitative assessment based on the T-Student method indicated that JS contributed to a satisfactory understanding of chemical reactions and their practical applications, whose t-statistic values were 1.8822 and P(T<=t) bi -tail of 0.0694, above the significance level of α = 0.05, indicated that there are no statistically significant differences between traditional teaching and the JS approach. However, the interactivity and playful approach of JS were valued by participants, indicating a preference for teaching methods that integrate technology and educational games, with 75% of participants preferring JS compared to 25% who preferred traditional classes. The profile of the participants included students in the 1st year of high school at a public school, with ages varying mainly between 14 and 17 years old, highlighting a young and diverse population sample in terms of prior access and familiarity with digital technologies. Cumulatively, pre- and post-test analyzes showed promising results for the JS approach, indicating growth in students' ability to identify and explain these reactions. We conclude that JS are not only similar in effectiveness to traditional teaching methods, but can also offer additional advantages in terms of student engagement and promoting active learning. Thus, the idea that JS represents a promising pedagogical approach is reinforced, especially for content that requires the understanding of abstract and complex concepts.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8143
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Froz_final_26_de_abril_sem_assinatura.pdfTCC de Graduação2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.