Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8147
Título: Os desafios para o ensino remoto em período pandêmico
Título(s) alternativo(s): The challenges of remote teaching during a pandemic
Autor(es): MERCHL, Allan Gabriel da Silva Mendes
Palavras-chave: Pandemia;
Ensino Remoto;
Exclusão Digital
Pandemic;
Remote Teaching;
Digital Exclusion
Data do documento: 22-Fev-2024
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho tem o propósito de desvelar, mensurar e apresentar as dificuldades encontradas durante a implementação do ensino remoto no período de pandemia mundial causada pelo COVID-19. Durante o chamado período pandêmico, a Organização Mundial da Saúde (OMS), adotou medidas de segurança para o combate do vírus como o uso de máscara em locais fechados, distanciamento e isolamento social. Em atendimento a essas medidas, para a contenção do avanço da disseminação do vírus, as escolas brasileiras da educação básica públicas e privadas interromperam o ensino presencial e aderiram ao ensino remoto, com aulas online através de plataformas digitais, uma novidade, que provocou uma grande mudança na vida de alunos, professores e familiares. Nesse sentido, o presente trabalho intitulado: “Os desafios do ensino remoto no período pandêmico”, teve o objetivo de refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelas escolas e alunos diante do ensino remoto ofertado durante o período pandêmico. No que se refere aos procedimentos metodológicos, foram utilizadas pesquisas de cunho bibliográfico acerca da temática, principalmente de artigos e informações disponíveis online. A partir dos dados coletados e analisados, concluiu-se que o ensino remoto afetou três categorias aqui investigadas, o primeiro o corpo docente, o qual teve que se adaptar a nova modalidade de ensino e com isso reinventar sua prática pedagógica e metodológica, o segundo grupo afetado foi o dos alunos, sendo que a grande maioria não teve acesso as aulas online pela falta de recursos digitais e, isso leva ao terceiro grupo afetado, os familiares que tiveram suas rotinas mudadas, uma vez que a sala de aula era sua própria casa e, que de uma hora para outra se viram responsáveis pela rotina escolar que ocorria no espaço da escola.
Descrição: This work aims to reveal, measure and present the difficulties encountered during the implementation of remote teaching during the global pandemic caused by COVID-19. During the so-called pandemic period, the World Health Organization (WHO) adopted safety measures to combat the virus, such as wearing a mask in closed places, distancing and social isolation. In compliance with these measures, to contain the advancement of the spread of the virus, Brazilian public and private basic education schools interrupted face-to-face teaching and adopted remote teaching, with online classes through digital platforms, a novelty, which caused a large change in the lives of students, teachers and families. In this sense, the present work entitled: “The challenges of remote teaching during the pandemic period”, aimed to reflect on the difficulties faced by schools and students in the face of remote teaching offered during the pandemic period. With regard to methodological procedures, bibliographical research on the topic was used, mainly articles and information available online. From the data collected and analyzed, it was concluded that remote teaching affected three categories investigated here, the first the teaching staff, who had to adapt to the new teaching modality and thus reinvent their pedagogical and methodological practice, the second The affected group was the students, the vast majority of whom did not have access to online classes due to the lack of digital resources, and this leads to the third affected group, family members who had their routines changed, since the classroom was their own home and, from one moment to the next, they found themselves responsible for the school routine that took place in the school space.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8147
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALLAN_GABRIEL_DA_SILVA_MENDES_MERCHL_TCC.pdfTCC de Graduação532,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.