Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Dauane Dias de-
dc.date.accessioned2024-10-25T14:49:55Z-
dc.date.available2024-10-25T14:49:55Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8149-
dc.descriptionThe present work dealt with the application of didactic games as a methodological strategy in teaching chemistry. The objective of this was to analyze the use of didactic games used as methodological strategies in teaching chemistry. To this end, the methodology used was through bibliographical research, with a qualitative and exploratory approach, and also field research using quantitative procedures and data collection, through applied questionnaires. Three playful games were applied and the results were evaluated before and after the application of questionnaires with open and closed questions. The research took place during the period of the Pedagogical Residency Program in the second half of 2023, in two 1st high school classes at a state school located in the city of Grajaú-MA. The results obtained showed that the application of didactic games resulted in a significant increase in learning. In the content about chemical bonds, the answers became more complete and correct. As for the content on inorganic functions, the questions detected an incredible improvement in all questions applied after using the methodology. We conclude that the integration of didactic games in Chemistry teaching appears as a promising strategy to optimize the learning process, encouraging student participation, offering a more fun approach and contributing to the development of essential cognitive skillspt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tratou da aplicação de jogos didáticos como estratégia metodológica no ensino de química. O objetivo deste foi analisar a utilização de jogos didáticos empregados como estratégias metodológicas no ensino de química. Para tanto, a metodologia utilizada foi através de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e exploratória, e também pesquisa de campo fazendo uso de procedimentos quantitativos e coleta de dados, por meio de questionários aplicados. Foram aplicados três jogos lúdicos e avaliados os resultados antes e após a aplicação dos questionários com perguntas abertas e fechadas. A pesquisa ocorreu durante o período de regência do Programa Residência Pedagógica no segundo semestre do ano de 2023, em duas turmas de 1º do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na cidade de Grajaú-MA. Os resultados obtidos mostraram que a aplicação dos jogos didáticos resultou em aumento significativo da aprendizagem. No conteúdo sobre ligações químicas, as respostas se tornaram mais completas e corretas. Já para o conteúdo sobre funções inorgânicas as perguntas detectaram incrível melhora em todos os questionamentos aplicados após o uso da metodologia. Concluímos que a integração de jogos didáticos no ensino de Química surge como uma estratégia promissora para otimizar o processo de aprendizagem, estimulando a participação dos alunos, oferecendo uma abordagem mais divertida e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEnsino Médio;pt_BR
dc.subjectJogos didáticos;pt_BR
dc.subjectEstudo de Químicapt_BR
dc.subjectHigh School;pt_BR
dc.subjectDidactic games;pt_BR
dc.subjectStudy of Chemistrypt_BR
dc.titleO ESTUDO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: uma análise sobre a utilização de jogos didáticos como estratégia metodológica no ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeTHE STUDY OF CHEMISTRY IN MIDDLE SCHOOL: an analysis on the use of didactic games as a methodological strategy in the teaching of chemistrypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dauane_Dias_de_Sousa_TCC-1-11.pdfTCC de Graduação399,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.