Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Erismar Andrade Dos-
dc.date.accessioned2024-10-25T15:05:43Z-
dc.date.available2024-10-25T15:05:43Z-
dc.date.issued2024-03-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8151-
dc.descriptionThe teaching of Chemistry, in the context of deafness, presents methodologies, for the most part, exclusively based on the use of the Portuguese language, there are few teaching resources and materials that include Chemical knowledge in Brazilian Sign Language (LIBRAS). In this context, this work aimed to investigate the conception of students from the LIBRAS 2023.2 class, from the Natural Sciences course with a specialization in Chemistry at the Federal University of Maranhão, Science Center of Grajaú-MA in teacher training on the use of adapted pedagogical resources in LIBRAS, through the development of a periodic bingo and a memory game, as well as helping the assimilation of these contents in an attractive and interactive way, both among deaf and hearing students. Therefore, this work consisted of an empirical research methodology and production of a memory game and periodic bingo developed in the year 2023 and applied in the LIBRAS class of the Natural and Human Sciences courses at the Federal University of Maranhão, Science Center of Grajaú -BAD. The results showed that 83% of research participants consider Chemistry to be a difficult subject and that the use of teaching resources adapted in Libras is necessary to promote the inclusion of deaf students within the scope of regular education. Fun pedagogical resources, such as games adapted in LIBRAS, arouse students’ interest in the subject. However, there is a very large lack of signs in LIBRAS related to the area of Natural Sciences, but with the development of resources based on existing signs they can meet visual concepts and perspectives, thus contributing to the teaching of Chemistry for deaf students. , making education more accessible.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Química, no âmbito da surdez, apresenta metodologias, em grande parte, exclusivamente pautadas no uso da Língua Portuguesa, são poucos os recursos didáticos e materiais que contemplam o conhecimento Químico em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo investigar a concepção dos discentes da turma de LIBRAS 2023.2, do curso de Ciências Naturais com habilitação em Química da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Grajaú-MA em formação docente sobre uso de recursos pedagógicos adaptados em LIBRAS, por meio do desenvolvimento de um bingo periódico e um jogo da memória, bem como auxiliar a assimilação destes conteúdos de forma atrativa e interativa, tanto entre alunos surdos como ouvinte. Logo, este trabalho consistiu em uma metodologia de pesquisa empírica e produção de um jogo da memória e bingo periódico desenvolvido no ano de 2023 e aplicado na turma de LIBRAS dos cursos de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Grajaú-MA. Os resultados mostraram que 83% dos participantes da pesquisa julgam a Química como uma disciplina difícil e que o uso de recursos didáticos adaptados em Libras é necessário para promoção da inclusão do aluno surdo no âmbito do ensino regular. Recursos pedagógicos lúdicos, tais como jogos adaptados em LIBRAS, despertam o interesse dos alunos pela disciplina. Porém, existe uma carência muito grande de sinais em LIBRAS relacionados a área das Ciências da Natureza, mas com o desenvolvimento de recursos a partir dos sinais existentes podem a vir atender aos conceitos e perspectivas visuais, contribuindo assim para o ensino de Química para alunos surdos, tornando o ensino mais acessível.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectrecursos pedagógicos;pt_BR
dc.subjectsimbologia química;pt_BR
dc.subjectbingo;pt_BR
dc.subjectjogo da memória;pt_BR
dc.subjectaprendizagem significativapt_BR
dc.subjectpedagogical resources;pt_BR
dc.subjectchemical symbology;pt_BR
dc.subjectBingo;pt_BR
dc.subjectmemory game;pt_BR
dc.subjectmeaningful learningpt_BR
dc.titleMetodologias Alternativas para o Ensino de Química adaptado a Libraspt_BR
dc.title.alternativeAlternative Methodologies for Teaching Chemistry adapted to Libraspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erismar_Andrade_Dos_Santos_TCC.pdfTCC de Graduação732,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.