Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8152
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dc.contributor.authorLIMA, Felipe Barros-
dc.date.accessioned2024-10-25T15:14:14Z-
dc.date.available2024-10-25T15:14:14Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8152-
dc.descriptionEnvironmental Education allows human beings to understand the complex interactions that exist between society and nature. This work presents alternative strategies for teaching Natural Sciences with a focus on Environmental Education, addressing the concepts of garbage, organic waste, composting, mini-garden, healthy eating, among others. The research investigated the process of implementing a mini-school garden and the practice of composting as tools for teaching Environmental Education at Escola Santo Antônio, in Grajaú-MA. The research approach is qualitative, the methodology used was action research. The data collection instruments were the application of open and closed questionnaires, a didactic sequence and participant observation based on the experience of implementing the mini-garden and the practice of composting that was carried out in the researched school in the 2023 academic year. Among the results obtained are the students' perception that we must preserve nature, highlighting the positive influence of the Grajaú Mais Integral Program in the context of inserting alternative strategies in the teaching of Natural Sciences. The mini-garden as an educational tool in promoting environmental education presents itself as relevant in the construction of concepts that it is configured as a space where we grow plants such as vegetables, necessary for a healthy diet. Regarding the creation of a compost bin in the researched school as an educational tool in the context of developing sustainable practices, we obtained perceptions from students such as “it is a fertilizer rich in nutrients for the soil”. In addition, students understand which organic materials can be added to the compost bin, such as food waste and leaves, which are transformed into a beneficial compound for the soil. It is concluded that the insertion of alternative strategies in the teaching of Natural Sciences, such as the cultivation of a mini-school garden and the practice of composting carried out with the participation of students, proved to be efficient in the teaching and learning process of Environmental Education. It is also worth noting that the students demonstrated broad acceptance in carrying out the proposed teaching practices, aimed at a more holistic approach to environmental education.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Ambiental permite que os seres humanos compreendam as interações complexas existentes entre sociedade e natureza. Este trabalho apresenta estratégias alternativas do ensino de Ciências da Natureza com foco em Educação Ambiental, abordando os conceitos de lixo, resíduo orgânico, compostagem, mini-horta, alimentação saudável, dentre outros. A pesquisa investigou o processo de implementação de uma mini-horta escolar e a prática da compostagem como ferramentas de ensino de Educação Ambiental na Escola Santo Antônio, em Grajaú-MA. A abordagem da pesquisa é qualitativa, a metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados foram aplicação de questionários abertos e fechado, sequência didática e observação participante a partir da vivência na implementação da mini-horta e na prática da compostagem que foi realizada na escola pesquisada ano letivo de 2023.Dentre os resultados obtidos estão a percepção dos discentes de que devemos preservar a natureza, destacando a influência positiva do Programa Grajaú Mais Integral no contexto de inserção de estratégias alternativas no ensino de Ciências da Natureza. A mini-horta como uma ferramenta educativa na promoção da educação ambiental se apresenta como relevante na construção de conceitos de que está se configura em um espaço onde cultivamos plantas como as hortaliças, necessárias para uma alimentação saudável. A respeito da criação de uma composteira na escola pesquisada como ferramenta educativa no contexto do desenvolvimento de práticas sustentáveis obtivemos dos alunos percepções como “é um fertilizante rico em nutrientes para o solo”. Além disso, os alunos trazem a compreensão de quais materiais orgânicos podem ser adicionados à composteira, como restos de comida e de folhas, que são transformados em um composto benéfico para o solo. Conclui-se que a inserção de estratégias alternativas no ensino de Ciências da Natureza como o cultivo de uma mini-horta escolar e da prática de compostagem realizadas com a participação do alunado se mostrou eficiente no processo de ensino e aprendizagem de Educação Ambiental. Cabe ressaltar ainda que os alunos demonstraram ampla aceitação na realização das práticas ensino propostas, voltadas para uma abordagem mais holística da educação ambiental.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectagricultura familiar;pt_BR
dc.subjectalimentação saudável;pt_BR
dc.subjectpráticas de ensino;pt_BR
dc.subjectsustentabilidade;pt_BR
dc.subjectresponsabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectfamily farming;pt_BR
dc.subjecthealthy eating;pt_BR
dc.subjectteaching practices;pt_BR
dc.subjectsustainability;pt_BR
dc.subjectenvironmental responsibilitypt_BR
dc.titleMINI-HORTA ESCOLAR E COMPOSTAGEM ORGÂNICA COMO FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: na Escola Municipal Santo Antônio, Grajaú-MApt_BR
dc.title.alternativeSCHOOL MINI-GARDEN AND ORGANIC COMPOSTING AS ENVIRONMENTAL EDUCATION TOOLS: at Santo Antônio Municipal School, Grajaú, MA Antônio Municipal School, Grajaú-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

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