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http://hdl.handle.net/123456789/8169
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | LEITE, José Airton Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T18:11:04Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T18:11:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8169 | - |
dc.description | This study has as research subjects three storytelling actresses, who are part of the Xama Theater Group in São Luís - MA, and their experiences in the art of storytelling. Based on the narratives of their formative processes, collected through interviews, we seek to identify and understand some knowledge that permeates this practice today, in the awareness that this knowledge permeates and has been permeated by other times and places. Based on the narrators' accounts, this article outlines the importance of storytelling and its weaves, considering it as a social, cultural and educational practice. In this article, we present some reflections on artistic practice and orality, intertwining the narratives of the actresses of the Xama Theater Group and some theoretical contributions such as Benjamin (1994), Matias (2010), Vasconcelos (2016), among others that have guided us in this dialogue. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como sujeitos da pesquisa três atrizes narradoras de histórias, que integram o Grupo Xama Teatro em São Luís – MA, e suas vivências na arte da narração de histórias. A partir das narrativas de seus processos formativos, coletadas por meio de entrevista, buscase identificar e compreender alguns saberes que perpassam esta prática nos dias de hoje na consciência de que esses saberes atravessam e foram atravessados por outrostempos e lugares. A partir dos relatos das narradoras, este artigo traça a importância da narração de histórias e suas tessituras, considerando-a como prática social, cultural e educativa. Neste artigo apresentamos algumas reflexões sobre prática artística e oralidade, entrelaçando as narrativas das atrizes do Grupo Xama Teatro e alguns aportes teóricos tais como, Benjamin (1994), Matias (2010), Vasconcelos(2016), entre outros que têm nos orientado nesse diálogo. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | contação; | pt_BR |
dc.subject | narração de histórias; | pt_BR |
dc.subject | oralidade; | pt_BR |
dc.subject | formação; | pt_BR |
dc.subject | teatro | pt_BR |
dc.subject | storytelling; | pt_BR |
dc.subject | storytelling; | pt_BR |
dc.subject | orality; | pt_BR |
dc.subject | training; | pt_BR |
dc.subject | education | pt_BR |
dc.title | CAMINHOS FORMATIVOS DAS NARRADORAS DE HISTÓRIAS: TECENDO OS FIOS JUNTO COM AS FIANDEIRAS | pt_BR |
dc.title.alternative | TRAINING PATHS OF STORYTELLERS: WEAVING THE THREADS WITH THE SPINNERS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Airton_Leite__2110.pdf | TCC de Graduação | 741,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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