Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8170
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Renata Batista Mota da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T18:19:56Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T18:19:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8170 | - |
dc.description | In this work, we analyze the manifestations of expressions of social hierarchies in the costumes of the first season of the play “Pão com Ovo”. presented in 2011. The costumes are analyzed, using as theoretical instruments the contributions of Roland Barthes (2006) and (2008) related to social codes, manifested in the costumes, presented in a theatrical show, and the costume concepts formulated by Patrice Pavis. (2008) and Petr Bogatyrev(1988). This theoretical approach is built through the connection of these authors with Maria Cristina Volpi Nacif (2007) and Fausto Viana (2018), Brazilian researchers who develop studies on the topic covered in this article. This article is the result of an academic investigation of a qualitative nature, whose methodological procedures included bibliographical, documentary and image research, as well as interviews with the actors involved with the show. | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente trabalho, analisa-se as manifestações das expressões das hierarquias sociais no figurino da primeira temporada da peça “Pão com Ovo”, apresentada em 2011. O figurino é analisado tendo como instrumental teórico as contribuições de Roland Barthes ( 2006) e (2008) relacionada com os códigos sociais, manifestados no figurino, apresentado em um espetáculo teatral, e dos conceito de figurino formulados por Patrice Pavis.(2008) e Petr Bogatyrev(1988). Esta abordagem teórica é construída através da conexão destes autores com Maria Cristina Volpi Nacif ( 2007) e Fausto Viana (2018), pesquisadores brasileiros que desenvolvem estudos sobre a temática abordada neste artigo. Trata-se de artigo resultante de uma investigação acadêmica de natureza qualitativa, cujos procedimentos metodológicos incluíram a pesquisa bibliográfica, documental, e em imagens além de entrevistas com os atores envolvidos com o espetáculo. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Pão com Ovo; | pt_BR |
dc.subject | Teatro; | pt_BR |
dc.subject | Comédia; | pt_BR |
dc.subject | Figurinos; | pt_BR |
dc.subject | Hierarquias sociais | pt_BR |
dc.subject | Bread with Egg; | pt_BR |
dc.subject | Theatre; | pt_BR |
dc.subject | Comedy; | pt_BR |
dc.subject | Costumes; | pt_BR |
dc.subject | Social hierarchies | pt_BR |
dc.title | AS EXPRESSÕES DAS HIERARQUIAS SOCIAIS NO FIGURINO DA PEÇA “PÃO COM OVO | pt_BR |
dc.title.alternative | EXPRESSIONS OF SOCIAL HIERARCHIES IN THE COSTUMES OF THE PLAY “PÃO COM OVO” | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RENATA_BATISTA_MOTA_DA_CRUZ_SILVA.pdf | TCC de Graduação | 859,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.