Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8171
Título: RAÍZES: A Corporeidade Negra em Cena através do Tambor de Crioula
Título(s) alternativo(s): ROOTS: Black Corporeality on Stage through Tambor de Crioula
Autor(es): BOAES, Daniara Bezerra
Palavras-chave: Tambor de Crioula;
Corporeidade Negra;
Processo de Criação;
Diáspora Negra;
Redefinição Identitária
Creole Drum;
Black Corporeality;
Creation process;
Black Diaspora;
Identity Redefinition
Data do documento: 27-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: Este artigo busca analisar o processo de criação do vídeo performance Raízes realizado na disciplina de Práticas Espetaculares da Cultura Brasileira, do Curso de Licenciatura em Teatro, UFMA. O trabalho tem como objetivo refletir como as experiências pessoais e acadêmicas possibilitaram o processo criativo do vídeo performance à luz da corporeidade negra presente no Tambor de Crioula. Ao analisar e identificar os elementos cênico-sagrados dessa manifestação que se fizeram presentes na pesquisa-criação e que influenciaram na composição da obra, este estudo aponta as confluências entre o Tambor de Crioula e o Teatro, utilizando-se de uma abordagem etnocenológica que resultou em uma escrita negra do corpo e da cena fundada na transmissão oral de saberes.
Descrição: This article seeks to analyze the process of creating the video performance Raízes carried out in the subject of Spectacular Practices of Brazilian Culture, of the Theater Degree Course, UFMA. The work aims to reflect on how personal and academic experiences enabled the creative process of the RAÍZES video performance, considering the black corporeality present in Tambor de Crioula. By analyzing and identifying the scenic-sacred elements of this manifestation that were present in the research-creation and that influenced the composition of the work, this study points out the confluences between the Tambor de Crioula and the Theater, using an ethnocenological approach that resulted in a black writing of the body and scene based on the oral transmission of knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8171
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga

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