Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8173
Título: O ESPAÇO DO TEATRO É AQUI
Título(s) alternativo(s): THE THEATER SPACE IS HERE
Autor(es): MORAES, Rosan Tavares Santos
Palavras-chave: Cena Negra;
Experiência Cênica Docente;
Zona Rural
Black Theater;
Teaching Scenic Experience;
Rural Area
Data do documento: 9-Jul-2024
Editor: UFMA
Resumo: RESUMO: Esta pesquisa narrativa aborda a minha caminhada artística em formação docente no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Durante o período da graduação entre agosto de 2019 a agosto de 2024. Apresento cinco cenas para reflexões de processos nessa minha jornada de docente/artista. Abordo os processos formativos de um artista/docente oriundo da zona rural de São Luís, metodologicamente trabalho as narrativas pessoais, as descrições dos processos criativos das cinco cenas de forma descritiva e qualitativa, dialogando com os teóricos: Luiz Rufino (2019), Paulo Freire (1970), Michelle Cabral (2017), Jurandir Pereira (2023) entre outros. Os resultados desta pesquisa culminaram em contribuições artísticas que me possibilitaram, através da cena negra, pensar e fazer o teatro coletivo e colaborativo, como representante de um povo que resiste e ainda luta por seu espaço.
Descrição: ABSTRACT: This narrative research addresses my artistic journey in teacher training within the Theater Teaching Degree at the Federal University of Maranhão (UFMA). Throughout my undergraduate studies, I present three scenes to reflect on processes in my journey as a teacher/artist. I explore the formative processes of an artist/teacher from the rural area of São Luís. Methodologically, I work with personal narratives and descriptive, qualitative accounts of the creative processes of these three scenes, engaging with theorists such as: Luiz Rufino (2019), Paulo Freire (1970), Margot Berthold (2001), among others. The results of this research culminated in artistic contributions that allowed me, through black theater, to contemplate and create collective and collaborative theater, representing a people that resist and still fight for their space.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8173
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga

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