Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8173
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dc.contributor.authorMORAES, Rosan Tavares Santos-
dc.date.accessioned2024-10-25T18:59:26Z-
dc.date.available2024-10-25T18:59:26Z-
dc.date.issued2024-07-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8173-
dc.descriptionABSTRACT: This narrative research addresses my artistic journey in teacher training within the Theater Teaching Degree at the Federal University of Maranhão (UFMA). Throughout my undergraduate studies, I present three scenes to reflect on processes in my journey as a teacher/artist. I explore the formative processes of an artist/teacher from the rural area of São Luís. Methodologically, I work with personal narratives and descriptive, qualitative accounts of the creative processes of these three scenes, engaging with theorists such as: Luiz Rufino (2019), Paulo Freire (1970), Margot Berthold (2001), among others. The results of this research culminated in artistic contributions that allowed me, through black theater, to contemplate and create collective and collaborative theater, representing a people that resist and still fight for their space.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa narrativa aborda a minha caminhada artística em formação docente no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Durante o período da graduação entre agosto de 2019 a agosto de 2024. Apresento cinco cenas para reflexões de processos nessa minha jornada de docente/artista. Abordo os processos formativos de um artista/docente oriundo da zona rural de São Luís, metodologicamente trabalho as narrativas pessoais, as descrições dos processos criativos das cinco cenas de forma descritiva e qualitativa, dialogando com os teóricos: Luiz Rufino (2019), Paulo Freire (1970), Michelle Cabral (2017), Jurandir Pereira (2023) entre outros. Os resultados desta pesquisa culminaram em contribuições artísticas que me possibilitaram, através da cena negra, pensar e fazer o teatro coletivo e colaborativo, como representante de um povo que resiste e ainda luta por seu espaço.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectCena Negra;pt_BR
dc.subjectExperiência Cênica Docente;pt_BR
dc.subjectZona Ruralpt_BR
dc.subjectBlack Theater;pt_BR
dc.subjectTeaching Scenic Experience;pt_BR
dc.subjectRural Areapt_BR
dc.titleO ESPAÇO DO TEATRO É AQUIpt_BR
dc.title.alternativeTHE THEATER SPACE IS HEREpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga

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