Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8174
Título: | TEATROTERAPIA: OS JOGOS TEATRAIS COMO POSSIBILIDADE DE CURA. |
Título(s) alternativo(s): | THEATRE THERAPY: THEATRE GAMES AS A POSSIBILITY FOR HEALING. |
Autor(es): | SILVEIRA, Luzicelia da Costa |
Palavras-chave: | Teatroterapia; arteterapia; terapia; jogos teatrais Theater therapy; Art therapy; Therapy; Theatrical games |
Data do documento: | 9-Jul-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Neste artigo, exploraremos a relação entre o jogo teatral, a teatroterapia e a arteterapia, esgrimindo o estudo das técnicas práticas, e assim, relacionando sempre ao jogo e suas classificações: dramático e teatral. Esmiuça-se as teorias de Augusto Boal (1986) com o Teatro do Oprimido, Violin Spolin (1946) em exercícios coletivos e Carl Gustav Jung (1921) com a psicologia analítica. Relaciona-se o conceito de teatroterapia ainda ao trabalho desenvolvido por Jacob Levy Moreno (1921) com o psicodrama, sociometria e espontaneidade; Nise da Silveira (2015) com a humanização no tratamento psiquiátrico utilizando a arte como terapia no trabalho do inconsciente. Este estudo teve objetivo de selecionar os jogos teatrais como metodologia no processo terapêutico. Baseia-se numa pesquisa exploratória, qualitativa com levantamento bibliográfico e aplicação de um formulário para estudantes e profissionais de teatro, tendo como resultado a Teatroterapia como ferramenta para auxiliar no processo de cura e o bem estar emocional. |
Descrição: | In this article, we will explore the relationship between theatrical play and art therapy, delving into the study of practical techniques and always relating them to play and its classifications: Dramatic and theatrical. We will examine theories on the artistic expression of games and how they can be used as therapeutic and effective tools, considering the possibilities for application in the classroom. Emphasizing the importance of the art education professional, we will reinforce that art is fundamental to the critical and creative development of students, and that theater therapy can be an additional tool for integration in school teaching. Moreover, it provides students with another practical tool, offering new possibilities not only to understand the external environment but also to better understand themselves. This approach also enriches the field of art education by valuing the teaching staff and helping to dismantle the stigmatized perception that art in schools often has in society. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8174 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUZICÉLIA DA COSTA.pdf | TCC de Graduação | 400,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.