Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPraseres, William Neto-
dc.date.accessioned2016-09-26T18:43:12Z-
dc.date.available2016-09-26T18:43:12Z-
dc.date.issued2016-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/817-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como requisito para obtenção do Grau de Bacharel em Administração.pt_BR
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como requisito para obtenção do Grau de Bacharel em Administração.pt_BR
dc.description.abstractA valorização dos servidores por meio de políticas que incentivem a sua aprendizagem favorece o surgimento de um processo de evolução mútua envolvendo a organização e o funcionário. Este estudo objetiva analisar a ação do Núcleo de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Maranhão Campus Pinheiro sob o enfoque da gestão de treinamento e desenvolvimento dos técnico-administrativos desta instituição. Para tanto foi realizada pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso, sendo a coleta de dados composta de questionário, entrevistas semi-estruturadas, pesquisa documental, levantamento bibliográfico e observação das atividades desenvolvidas nas dependências do Instituto. A análise de dados baseou-se na técnica de análise de conteúdo. Concluiu-se que, apesar da experiência conferida à Instituição Pública, ainda existe em suas práticas certo atraso quanto à utilização de ferramentas modernas e eficientes voltadas para a gestão de pessoas. As formulações de modelos bem como a sistematização dos processos de recursos humanos tornam-se imprescindíveis para o alcance dos objetivos institucionais através do melhor desempenho dos colaboradores. Recomenda-se para a instituição em questão, maior abertura para práticas gerenciais sistematizadas de Treinamento, utilização de práticas como a Gestão de Pessoas por Competência, além do fortalecimento do Núcleo de Gestão de Pessoas a fim de elevá-la a um patamar superior no que diz respeito ao desenvolvimento dos seus servidores.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTreinamento e Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectGestão por Competênciaspt_BR
dc.subjectSetor Públicopt_BR
dc.titleTREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO NO SETOR PÚBLICO: Uma abordagem com Servidores Técnicos Administrativos de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAMNETOPRASERES.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.