Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8182
Título: Jornalismo de moda: um estudo da rotina de jornalistas de moda freelance
Título(s) alternativo(s): Fashion journalism: a study of the routine of freelance fashion journalists
Autor(es): OLIVEIRA, Antonio Rennan de Sousa
Palavras-chave: jornalismo de moda;
jornalismo freelancer;
jornalista de moda freelancer;
jornalista empreendedor;
fashion journalism;
freelance journalism;
freelance fashion journalist;
entrepreneurial journalist
Data do documento: 18-Set-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Como o jornalismo de moda é uma das áreas mais específicas, além de se especializar para traduzir este universo, o jornalista precisa estar atento para as transformações do mercado editorial. Essa forma de jornalismo vem sofrendo constantes mudanças que o levam gradualmente para o mundo digital. O mercado freelancer é uma realidade para todas as revistas de moda e o trabalho deste profissional é essencial para o funcionamento do mercado. Por conta do enxugamento e demissões das redações, por vezes é concedido para o jornalista freelancer de moda o trabalho mais pesado e pouco remunerado (Rainho, 2008). O objetivo central desta pesquisa é entender como é desenvolvido o trabalho do jornalista de moda freelancer e quais os principais desafios e a rotina no jornalismo de moda. Foram entrevistados cinco jornalistas de moda freelancer por Amostragem em Bola de Neve na pesquisa qualitativa (Vinuto, 2014). Adotou-se como metodologia, a Análise de Conteúdo Qualitativa apoiado em Bardin (2011) e Franco (2005). Conclusivamente, o estudo revela um profissional multitarefas e multiplataformas. Mostra também que a modalidade freelancer é uma condição para adentrar no mercado de trabalho do jornalismo de moda.__ABSTRACT: as fashion journalism is one of the most specific areas, in addition to specializing in translate this universe, the journalist needs to be aware of market transformations editorial. This form of journalism has been undergoing constant changes that have led it gradually into the digital world. The freelance market is a reality for all magazines of fashion and the work of this professional is essential for the functioning of the market. On account of downsizing and layoffs in newsrooms, is sometimes granted to freelance journalists heavier and low-paid work is fashionable (Rainho, 2008). The central objective of this research is to understand how the work of freelance fashion journalists is carried out and what the main challenges and routine in fashion journalism. Five journalists were interviewed freelance fashion designer using Snowball Sampling in qualitative research (Vinuto, 2014). Qualitative Content Analysis was adopted as a methodology based on Bardin (2011) and Franco (2005). Conclusively, the study reveals a multitasking professional and multiplatforms. It also shows that the freelance modality is a condition for entering in the fashion journalism job market.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8182
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Imperatriz

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