Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/819
Título: | LEITURA DE IMAGEM: OBRAS DA ARTISTA APARECIDA CIRQUEIRA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Autor(es): | Silva, Maria da Luz Moreira da |
Palavras-chave: | Arte Educação Leitura Imagem Arte local |
Data do documento: | 5-Abr-2016 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo geralvalorizar a arte local e valorizar o ensino da arte. A pesquisa seguiu a linha de uma abordagem qualitativa, dividida em duas partes: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Realizou-se uma visita na casa da artista, com um intuito de colher dados, utilizando como instrumento questionários semiestruturados, registros audiovisuais e fotográficos. A abordagem teórica da pesquisa foi embasada em Gaskell (2015), Barbosa (2009), Ferraz e Fusari (1999), Dondis (2007), Manguel (2001), Proença (2001), Perini (2015) e Brasil (2001). Durante a pesquisa fez-se um breve enfoque sobre o processo e a trajetória do ensino de arte no Brasil, tentou-se valorizar a arte local, mostrar a importância da leitura de imagem com as obras da artista Aparecida Cirqueira como prática pedagógica. Assim, este trabalho de conclusão de curso, apresentaa vida e as obras da artista Aparecida Cirqueira, como também, métodos de leituras por meio de autores que abordam sobre o assunto no processo educacional. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/819 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIAMARIADALUZMOREIRADASILVA2016.pdf | MONOGRAFIA MARIA DA LUZ MOREIRA DA SILVA 2016 | 3,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.