Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8192
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSARAIVA JÚNIOR, Carlos Celso Frazão-
dc.date.accessioned2024-10-31T14:12:37Z-
dc.date.available2024-10-31T14:12:37Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8192-
dc.descriptionGraphical representations are used in different channels of communication enabling the observation and analysis of information through drawings, photographs, graphs, maps, and so forth. In textbooks these elements play a major role in the teaching-learning process.Thus, this research sought to analyze the botany graphical representations in Biology textbooks.The types and levels in the scale of the representations used and the relations between the graphical representation and the text of the textbooks were analyzed. 287 kinds of representations were analyzed revealing several aspects that affected the formation of definition through visual learning by the readers, such as images out of a central context, tools of auxiliary enlargements, schematic text summaries in a pictorial language, suppression of image information , among other relevant aspects which refer to the use of botany graphical representations. Therefore, this research revealed the fundamentality of understanding how botany graphical representations are used in textbooks, making it possible to identify their functions, contributions and comprehending how they can affect the learning skills are imperative, due to their widespread use in the school environment.pt_BR
dc.description.abstractAs representações gráficas são recursos utilizados em diversos veículos de comunicação e possibilitam a observação e análise de informações na forma de desenhos, fotografias, gráficos, mapas etc. Nos livros didáticos esses elementos são utilizados para contribuir no processo de ensino-aprendizagem . Dessa forma, esta pesquisa buscou analisar as representações gráficas sobre Botânica em livros didáticos de Biologia. Foram analisados os tipos e níveis de escala das representações e as relações entre as representações gráficas e o texto dos livros didáticos. Foram analisadas 287 representações e revelados diversos aspectos que influenciam a formação de significados por meio da aprendizagem visual do leitor como imagens fora de um contexto central, recursos de ampliações auxiliadores, resumos esquemáticos dos texto em uma linguagem pictórica, supressão de informações de imagens dentre outros aspectos relevantes que versam a utilização das representações gráficas sobre boânica. Portanto, este trabalho revelou a fundamentalidade de entender como as representações gráficas sobre botânica são utilizadas nos livros didáticos, possibilitando identificar suas funções, contribuições e compreender como elas influenciam a aprendizagem dos alunos, visto a sua ampla utilização no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEnsino;pt_BR
dc.subjectAprendizagem visual;pt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectTeaching;pt_BR
dc.subjectVisual learning;pt_BR
dc.subjectPicturespt_BR
dc.titleREPRESENTAÇÕES GRÁFICAS SOBRE BOTÂNICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIApt_BR
dc.title.alternativeGRAPHIC REPRESENTATIONS OF BOTANY IN BIOLOGY TEXTBOOKSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS CELSO FRAZÃO SARAIVA JÚNIOR-Monografia.pdfTCC de Graduação1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.