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http://hdl.handle.net/123456789/8195
Título: | USO DE ANIMAIS NO ENSINO: ESTUDO DE CASO NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), SÃO LUÍS/MA |
Título(s) alternativo(s): | USE OF ANIMALS IN EDUCATION: CASE STUDY IN BIOLOGICAL SCIENCE COURSES AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO (UFMA), SÃO LUÍS/MA |
Autor(es): | COSTA, Desirrèe Stephanie Farias |
Palavras-chave: | Uso de Animais; Ensino; Ciências Biológicas; Estudo de Caso Use of Animals; Teaching; Biological Sciences; Case Study |
Data do documento: | 11-Dez-2018 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O uso de animais no ensino é uma prática muito antiga, presente nas Universidades até os dias atuais. Aulas práticas com uso de espécies do Reino Animalia, tanto invertebrados como vertebrados, são comuns em vários cursos, principalmente os da área da saúde e ciências da natureza. Este trabalho teve como objetivo investigar o uso de animais no ensino nos Cursos de Ciencias Biológicas da Universidade Federal do Maranhão UFMA, Cidade Universitária Dom Delgado, Campus São Luís), utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa e configurando-se como um estudo de caso. Para isso, foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e dos programas das disciplinas, bem como a percepção de docentes e discentes quanto ao assunto. Verificou-se que o uso de animais no ensino ainda é pouco contemplado nos documentos relacionados aos Cursos de Ciências Biológicas/UFMA. Além disso, a divergência de opiniões e concepções de docentes e discentes quanto a prática se mostrou constante durante toda a análise. É importante que o uso de animais seja abordado de maneira mais clara nos documentos curriculares presentes nos cursos, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e levando em conta a legislação vigente e as diferentes percepções presentes no meio acadêmico. |
Descrição: | The use of animals in teaching is a very old practice, present within the Universities to the present day. Practical classes with the use of Animalia species, both invertebrates and vertebrates, are common in several courses, especially in the areas of health and life sciences. This research aimed to investigate the use of animals in teaching within the Biological Sciences Courses of the Federal University of Maranhão (UFMA – Cidade Universitária Dom Delgado - Campus São Luís), using a methodology of qualitative nature and being configured as a case study. In order to do so, we analyzed the Pedagogical Projects of the Courses (PPC) and the programs of the disciplines, as well as the perception of teachers and students on the subject. It was verified that the use of animals in teaching is still little contemplated in the documents related to the Courses of Biological Sciences / UFMA. In addition, the divergence of opinions and conceptions of teachers and students regarding practice was constant throughout the analysis. It is important that the use of animals be addressed more clearly in the curricular documents present in the courses, favoring the teaching-learning process and taking into account the current legislation and the different perceptions present in the academic way. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8195 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) do Campus do Bacanga |
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DESIRRÈE STEPHANIE FARIAS COSTA-Monografia.pdf | TCC de Graduação | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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