Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria da Luz Moreira da-
dc.date.accessioned2016-09-26T19:24:32Z-
dc.date.available2016-09-26T19:24:32Z-
dc.date.issued2016-04-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/819-
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo geralvalorizar a arte local e valorizar o ensino da arte. A pesquisa seguiu a linha de uma abordagem qualitativa, dividida em duas partes: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Realizou-se uma visita na casa da artista, com um intuito de colher dados, utilizando como instrumento questionários semiestruturados, registros audiovisuais e fotográficos. A abordagem teórica da pesquisa foi embasada em Gaskell (2015), Barbosa (2009), Ferraz e Fusari (1999), Dondis (2007), Manguel (2001), Proença (2001), Perini (2015) e Brasil (2001). Durante a pesquisa fez-se um breve enfoque sobre o processo e a trajetória do ensino de arte no Brasil, tentou-se valorizar a arte local, mostrar a importância da leitura de imagem com as obras da artista Aparecida Cirqueira como prática pedagógica. Assim, este trabalho de conclusão de curso, apresentaa vida e as obras da artista Aparecida Cirqueira, como também, métodos de leituras por meio de autores que abordam sobre o assunto no processo educacional.pt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectArte localpt_BR
dc.titleLEITURA DE IMAGEM: OBRAS DA ARTISTA APARECIDA CIRQUEIRA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIAMARIADALUZMOREIRADASILVA2016.pdfMONOGRAFIA MARIA DA LUZ MOREIRA DA SILVA 20163,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.