Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8208
Título: O PROJETO ECOA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Título(s) alternativo(s): THE ECOA PROJECT AND ITS CONTRIBUTIONS TO TEACHER TRAINING IN THE SCOPE OF ENVIRONMENTAL EDUCATION
Autor(es): LIMA, Juliana Christine Garcia
Palavras-chave: Educação Ambiental;
Concepções;
Formação Docente
Environmental Education;
Conceptions;
Teacher Formation
Data do documento: 26-Jun-2018
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar que tipos de concepções de Educação Ambiental (EA) se fazem presentes no material elaborado para uma formação de professores oferecida por um projeto de Educação Comunitária Ambiental coordenado por uma empresa da área de mineração, bem como as contribuições do projeto para as práticas docentes de professoras de uma escola pública da zona rural de São Luís – MA, participantes dessa formação continuada. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva. A pesquisa revelou a predominância da concepção crítica de EA no material oferecido pelo projeto, contudo, perseveram características da concepção pragmática no discurso das professoras, mesmo após a participação na formação continuada e a realização de propostas de EA na realidade escolar onde atuam.
Descrição: The present work aims to analyze what types of concepts of Environmental Education (EE) are present in the material prepared for a teacher formation, offered by an Environmental Community Education project coordinated by a company in the area of mining, as well as the contributions of the project to the teaching practices of teachers of a public rural school in São Luís – MA, participants in this continuing education. The data were analyzed from the Discursive Textual Analysis. The research revealed the predominance of the critical conception of EE in the material offered by the project, however, persevering characteristics of the pragmatic conception in the teachers discourse, even after participation in continuing education and the realization of EE proposals in the school reality where they work.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8208
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA CHRISTINE GARCIA LIMA-Monografia.pdfTCC de Graduação868,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.