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Título: PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: uma análise à luz da perspectiva inclusiva
Título(s) alternativo(s): TEACHING PRACTICES IN TEACHING SCIENCE AND BIOLOGY FOR STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT: an analysis from the perspective of inclusion
Autor(es): SOUSA, Louíze Roberta Mafra de
Palavras-chave: Deficiência Visual;
Educação Inclusiva;
Formação Docente;
Análise Textual Discursiva.
Visual Impairment;
Inclusive education;
Teacher Training;
Discursive Textual Analysis
Data do documento: 19-Abr-2018
Editor: UFMA
Resumo: O ensino de Ciências e Biologia para alunos com deficiência visual ainda enfrenta barreiras como o acesso à matrícula, profissionais especializados, materiais, métodos adaptados e tecnologias que auxiliem a aprendizagem. Contudo, o olhar do professor, suas incertezas e dúvidas, gerais ou específicas da disciplina, são por vezes negligenciados. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou analisar as práticas docentes de professores de Ciências e Biologia em uma escola pública, considerando sua formação, dificuldades, concepções de inclusão e experiências. Os dados coletados, a partir da realização de entrevistas com os professores da escola, foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Observamos que a formação está intimamente ligada à prática docente, dessa forma, o não estímulo à inclusão pode direcionar como os docentes lidam com a diversidade em uma sala com alunos que possuam deficiência visual. Fatores da disciplina, como a abstração/complexidade de seus conteúdos, e a falta de formação adequada contribuem para a dificuldade em promover e elaborar metodologias que alcancem os alunos. Para uma prática docente sensível às questões da diversidade, é necessária uma formação inicial e continuada que considere a heterogeneidade e a individualidade de cada aluno e favoreça o comprometimento dos docentes com uma educação inclusiva.
Descrição: Science and Biology education for students with visual impairment still faces barriers such as access to enrollment, specialized professionals, materials, adapted methods and technologies that aid learning. However, the teacher's gaze, his uncertainties and doubts, general or discipline-specific, are sometimes neglected. In this context, this research aimed to analyze the teaching practices of Science and Biology professors at a public school, considering their training, difficulties, conceptions of inclusion and experiences. The data collected, from the interviews with the teachers of the school, were analyzed from the Discursive Textual Analysis. We observed that the formation is closely linked to the teaching practice, therefore, the non-stimulus to inclusion can direct how teachers deal with diversity in a room with students who are visually impaired. Factors in the discipline, such as the abstraction / complexity of its contents, and the lack of adequate training contribute to the difficulty in promoting and developing methodologies that reach students. For a teaching practice sensitive to diversity issues, it is necessary an initial and continuous formation that considers the heterogeneity and the individuality of each student and favors the commitment of the teachers with an inclusive education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8213
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) do Campus do Bacanga

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