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http://hdl.handle.net/123456789/8218
Título: | CARACTERIZAÇÃO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEXTOS SOBRE EVOLUÇÃO DA REVISTA SUPERINTERESSANTE |
Título(s) alternativo(s): | CHARACTERIZATION OF SCIENTIFIC DISSEMINATION IN TEXTS ON THE EVOLUTION OF THE SUPERINTERESSANTE MAGAZINE |
Autor(es): | MARTINS, Manuella Sampaio |
Palavras-chave: | Biologia Evolutiva; Tipologias de Discurso; Popularização da Ciência Evolutionary Biology; Discourse Typologies; Science Popularization |
Data do documento: | 5-Jul-2018 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | RESUMO: Este trabalho objetivou analisar os textos da revista de Divulgação Científica Superinteressante relacionados ao conteúdo de Evolução. Para tal, utilizou-se uma abordagem qualitativa, sendo esta uma pesquisa documental. Foi realizada a Análise de Conteúdo e, partir disso, foram elaborados oito indicadores, divididos em duas categorias, Caráter Biológico e Caráter Não Biológico. Em relação à caracterização do discurso da Divulgação Científica, foram encontrados recursos visuais e textuais, o que pode auxiliar na compreensão do público leigo. Em relação às tipologias de discurso, foram encontrados apenas discursos de funcionamento autoritário e polêmico, não sendo identificado o discurso lúdico, o que pode implicar em um distanciamento entre o leitor e o texto apresentado. Embora as características do discurso da Divulgação Científica identificadas revelassem uma abertura ao leitor, foi visto um distanciamento pela presença majoritária do discurso autoritário. Entende-se ser importante que os textos de Divulgação Científica possam promover um diálogo com o leitor e colaborar com a difusão do conhecimento científico. |
Descrição: | ABSTRACT: This paper aimed to analyze texts related to Evolution from the Science Popularization magazine Superinteressante. The present work is a Qualitative and Documentary Research. Content Analysis was carried, with eight indicators being elaborated, and divided into two categories: Biological Character, and Non-Biological Character. In relation to characterization of the Science Popularization discourse, visual and textual components, which can help lay public to better comprehend the magazine contents, were identified. Regarding discourse typologies, only discourses of authoritarian and polemical functionings were identified; ludical discourse was missing, which might result in a distance between readers and the magazine texts. Although the characteristics of the Science Popularization Discourse identified reveal an opening to the reader, it was seen a distancing because of the majority presence of authoritarian discourse. Science Popularization texts are important means in order to promote dialogues with their readers; equally, they can also collaborate on diffusing scientific knowledges. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8218 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) do Campus do Bacanga |
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