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dc.contributor.authorFERREIRA, Maria Guilana Viégas-
dc.date.accessioned2024-11-01T13:02:59Z-
dc.date.available2024-11-01T13:02:59Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8219-
dc.descriptionEnvironmental Education (EA) proposals have been expanded due to the need to build a society that is more justly socially and environmentally. In this context, this work aims to analyze the conceptions about Environmental Education (EA) and the spaces/time of formation of a Biological Sciences course. The research was qualitative and counted with 12 graduates interviewed. The method comprised content analysis that was oriented from three aspects: to which EA currents approached the teachers, the training spaces / times in EA and the profile of the environmental educator for the contemporary society. As results of this research it was possible to verify: a predominance of traditional EA chains, as well as the coexistence of more than one current in some discourses of the students; that the formative spaces, according to the students, can occur in formal, non-formal and informal environments, however some students believe that they have never had training in EA; that the students no longer address aspects related to social conflicts and environmental justice, which distance them from the formation of environmental educators with a more critical profile. Therefore, it was concluded that there is a need for greater investments in training in EA of both students and teachers, since the university is one of the main training spaces in EA.pt_BR
dc.description.abstractAs propostas de Educação Ambiental (EA) vêm sendo ampliadas em função da necessidade de construir uma a sociedade mais justa socioambientalmente. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar as concepções sobre Educação Ambiental (EA) e os espaços/tempo de formação de um curso de Ciências Biológicas. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo e contou com 12 graduandos entrevistados. O método compreendeu análise de conteúdo que foi orientada a partir de três aspectos: a que correntes de EA se aproximaram dos docentes, os espaços/tempos de formação em EA e o perfil do educador ambiental para a sociedade contemporânea. Como resultados desta pesquisa foi possível verificar: um predomínio de correntes tradicionais de EA, bem como a coexistência de mais de uma corrente em alguns discursos dos discentes; que os espaços formativos, segundo os discentes, podem ocorrer em ambientes formais, não formais e informais, entretanto alguns discentes acreditam que nunca tiveram formação em EA; que os discentes deixaram de abordar aspectos relativos aos conflitos sociais e justiça ambiental, o que os distanciam da formação de educadores ambiental com um perfil mais crítico. Com isso, foi concluído que há uma necessidade de maiores investimentos na formação em EA tanto dos estudantes quanto dos professores, tendo em vista que a universidade constitui-se um dos principais espaços formativos em EA.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.titleCONCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS RELAÇÕES COM SEUS ESPAÇOS/TEMPOS DE FORMAÇÃOpt_BR
dc.title.alternativeCONCEPTIONS OF UNDERGRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES ABOUT ENVIRONMENTAL EDUCATION AND RELATIONS WITH THEIR TRAINING SPACES/TIMESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) do Campus do Bacanga

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