Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8222
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Nayane de Jesus Pinheiro-
dc.date.accessioned2024-11-01T13:20:59Z-
dc.date.available2024-11-01T13:20:59Z-
dc.date.issued2018-01-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8222-
dc.descriptionScience Museums have become important spaces to development of non-formal Science education and Science communication. Such spaces demonstrate a unique language called expositive discourse, which corresponds to the variety of specific elements necessary to stablish sense relations with the visiting public. Thereby, this work aimed to investigate the expositive discourse in a nature trail, as well as the possible relations stablished between different types of discourse and the visiting public. Data analysis was performed using Orlandi’s discourse typology, and an aesthetic/ affective indicator. Informative, interactive, and identification plaques were identified presenting predominately authoritarian discourses and functionings. In regard to the relations stablished between types of discourse and the public, in various moments such discourse has different functionings according to the interaction the visiting public stablishes with it. Thus, comprehending the multiple dimensions of the expositive discourse in Science museums and the relations the visiting public stablishes with it may contribute to reflection on the elaboration of such expositions. In such manner, understanding the web of significances inherent to the expositive discourse is a reflection on the multiple dimensions and possibilities of its usage. Thus, it is pivotal that investigations focus on its usage and functionings more than its formal aspects only.pt_BR
dc.description.abstractOs Museus de Ciências tornaram-se importantes espaços que possibilitam o desenvolvimento da educação não formal de Ciências e divulgação científica. Estes espaços apresentam um discurso próprio, chamado de discurso expositivo, que corresponde a variedade de elementos específicos para se estabelecer relações de sentido com o público visitante. Dessa forma, esta pesquisa buscou investigar o discurso expositivo e as possíveis relações estabelecidas entre os tipos de discursos e o público visitante em uma trilha ecológica. Como referenciais de análise foram utilizados a tipologia de discurso proposta por Orlandi e um indicador estético/ afetivo. Foram identificadas placas informativas, interativas e de identificação com a presença de discursos de funcionamento predominantemente autoritário. Quanto às relações estabelecidas entre os tipos de discurso e o público, foi observado que muitas vezes esse discurso tem o funcionamento diferenciado a partir da interação que visitante estabelece com ele. Portanto, compreender as múltiplas dimensões do discurso expositivo presente nos Museus de Ciências, assim como as relações que o público estabelece com este discurso, podem contribuir para uma reflexão e elaboração das exposições. Sendo assim, entender a teia de significados inerentes ao discurso expositivo é refletir sobre as múltiplas dimensões e possibilidades do seu uso. Logo, são fundamentais investigações que visem, além dos aspectos formais, o seu uso e o funcionamento.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMuseus de ciências;pt_BR
dc.subjectDiscurso expositivo;pt_BR
dc.subjectInterações;pt_BR
dc.subjectTrilhas ecológicaspt_BR
dc.subjectScience Museums;pt_BR
dc.subjectExpositive discourse;pt_BR
dc.subjectInteractions;pt_BR
dc.subjectNature trailspt_BR
dc.titleANÁLISE DO DISCURSO EXPOSITIVO EM UMA TRILHA ECOLÓGICApt_BR
dc.title.alternativeANALYSIS OF EXPOSITORY SPEECH ON AN ECOLOGICAL TRAILpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYANE DE JESUS PINHEIRO SANTOS-Monografia.pdfTCC de Graduação857,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.