Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/823
Título: ARTE, LOUCURA E ENSINO: por uma Arte/Educação inclusiva
Autor(es): Macedo, Carlos Carvalho
Palavras-chave: Arte
Loucura
Educação
Inclusão
Data do documento: 1-Jun-2016
Resumo: Esta monografia surgiu a partir de questionamentos e discussões em sala de aula, na disciplina Oficina de Artes Visuais I, do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos, sobre o conceito de arte. Nesses momentos nos deparamos com uma definição que preconiza a arte como uma atividade humana e consciente, diante dela buscamos refletir sobre as produções artísticas de pessoas diagnosticadas com algum distúrbio ou doença mental, afirmando seus valores artísticos e estéticos ao contrário de uma concepção aprendida. Ao longo da pesquisa buscamos problematizar o conceito de arte apreendido, para então entendermos as variadas visões que a loucura e o louco receberam ao longo do tempo, utilizando as contribuições de Foucault (1972). No que diz respeito às produções artísticas, trouxemos as contribuições de autores versados sobre a iniciativa de Nise da Silveira, tais como Castro & Lima (2007) e Carvalho & Amparo (2006), entre outros. Também, levantamos um debate sobre o conceito de inclusão, a inclusão na Arte/Educação, com foco mais na inclusão dos deficientes mentais.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/823
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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