Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/823
Título: | ARTE, LOUCURA E ENSINO: por uma Arte/Educação inclusiva |
Autor(es): | Macedo, Carlos Carvalho |
Palavras-chave: | Arte Loucura Educação Inclusão |
Data do documento: | 1-Jun-2016 |
Resumo: | Esta monografia surgiu a partir de questionamentos e discussões em sala de aula, na disciplina Oficina de Artes Visuais I, do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos, sobre o conceito de arte. Nesses momentos nos deparamos com uma definição que preconiza a arte como uma atividade humana e consciente, diante dela buscamos refletir sobre as produções artísticas de pessoas diagnosticadas com algum distúrbio ou doença mental, afirmando seus valores artísticos e estéticos ao contrário de uma concepção aprendida. Ao longo da pesquisa buscamos problematizar o conceito de arte apreendido, para então entendermos as variadas visões que a loucura e o louco receberam ao longo do tempo, utilizando as contribuições de Foucault (1972). No que diz respeito às produções artísticas, trouxemos as contribuições de autores versados sobre a iniciativa de Nise da Silveira, tais como Castro & Lima (2007) e Carvalho & Amparo (2006), entre outros. Também, levantamos um debate sobre o conceito de inclusão, a inclusão na Arte/Educação, com foco mais na inclusão dos deficientes mentais. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/823 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIACARLOSCARVALHOMACEDO2016.pdf | MONOGRAFIA CARLOS CARVALHO MACEDO 2016 | 904,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.