Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8230
Título: | OS DESAFIOS, LIMITAÇÕES E IMPACTOS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA LITERATURA BRASILEIRA. |
Título(s) alternativo(s): | CHALLENGES, LIMITATIONS AND IMPACTS ON EDUCATION IN TIMES OF REMOTE LEARNING: A BIBLIOGRAPHICAL STUDY OF BRAZILIAN LITERATURE. |
Autor(es): | COSTA, Jessica Martins |
Palavras-chave: | Desigualdade social; Ensino aprendizagem; Pandemia Social inequality; Teaching and learning; Pandemic |
Data do documento: | 10-Jul-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O ensino remoto emergencial foi implementado de maneira ágil e em prazo reduzido para estabelecer uma conexão entre os alunos e as aulas ministradas virtualmente pelos professores. Além disso, essa nova abordagem educacional trouxe consigo a necessidade de adaptações no cotidiano dos estudantes, professores e no sistema educacional como um todo. Este estudo teve como objetivo identificar os desafios, limitações e impactos do ensino remoto na educação brasileira por meio de uma revisão bibliográfica. Utilizamos o Google Acadêmico como fonte principal de pesquisa. O processo de seleção incluiu a identificação, seleção, elegibilidade e inclusão de nove trabalhos científicos que abordam os desafios, limitações e impactos do ensino remoto na educação básica. Os resultados da revisão apontaram desafios como a falta de familiaridade com as ferramentas digitais, o comportamento dos alunos e questões pessoais dos professores. Entre os fatores limitadores, destacaram-se a falta de acesso e a escassez de recursos tecnológicos, bem como as dificuldades no uso das plataformas digitais. Quanto aos impactos do ensino remoto, observou-se o impacto nas relações familiares em relação à vida escolar dos alunos, além da questão da evasão escolar durante a pandemia. É importante ressaltar que a integração efetiva de professores, alunos e pais desempenhou um papel crucial na vida acadêmica dos estudantes. O processo revelou lacunas significativas, mas também abriu caminho para uma nova perspectiva sobre a educação brasileira. |
Descrição: | Emergency remote learning has been implemented in an agile and time-saving manner to establish a connection between students and the classes taught virtually by teachers. In addition, this new educational approach has brought with it the need for adaptations in the daily lives of students, teachers and the educational system as a whole. The aim of this study was to identify the challenges, limitations and impacts of remote teaching in Brazilian education through a literature review. We used Google Scholar as the main source of research. The selection process included the identification, selection, eligibility and inclusion of nine scientific papers addressing the challenges, limitations and impacts of remote teaching in basic education. The results of the review pointed to challenges such as lack of familiarity with digital tools, student behavior and teachers' personal issues. Among the limiting factors were the lack of access and scarcity of technological resources, as well as difficulties in using digital platforms. As for the impacts of remote teaching, we observed the impact on family relationships in relation to students' school lives, as well as the issue of school dropouts during the pandemic. It is important to note that the effective integration of teachers, students and parents played a crucial role in the students' academic lives. The process revealed significant gaps, but also paved the way for a new perspective on Brazilian education. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8230 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC.ARTIGO.JESSICA___1_.pdf | TCC de Graduação | 298,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.