Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/823
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dc.contributor.authorMacedo, Carlos Carvalho-
dc.date.accessioned2016-09-26T19:55:33Z-
dc.date.available2016-09-26T19:55:33Z-
dc.date.issued2016-06-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/823-
dc.description.abstractEsta monografia surgiu a partir de questionamentos e discussões em sala de aula, na disciplina Oficina de Artes Visuais I, do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos, sobre o conceito de arte. Nesses momentos nos deparamos com uma definição que preconiza a arte como uma atividade humana e consciente, diante dela buscamos refletir sobre as produções artísticas de pessoas diagnosticadas com algum distúrbio ou doença mental, afirmando seus valores artísticos e estéticos ao contrário de uma concepção aprendida. Ao longo da pesquisa buscamos problematizar o conceito de arte apreendido, para então entendermos as variadas visões que a loucura e o louco receberam ao longo do tempo, utilizando as contribuições de Foucault (1972). No que diz respeito às produções artísticas, trouxemos as contribuições de autores versados sobre a iniciativa de Nise da Silveira, tais como Castro & Lima (2007) e Carvalho & Amparo (2006), entre outros. Também, levantamos um debate sobre o conceito de inclusão, a inclusão na Arte/Educação, com foco mais na inclusão dos deficientes mentais.pt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectLoucurapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleARTE, LOUCURA E ENSINO: por uma Arte/Educação inclusivapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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