Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8247
Título: Cinema e educação: uma defesa do uso do cinema como conteúdo nas aulas de Artes Visuais
Título(s) alternativo(s): Cinema and education: a defense of the use of cinema as content in Visual Arts classes
Autor(es): OLIVEIRA, Marilack Castro de
Palavras-chave: cinema;
educação;
audiovisual;
arte-educação
cinema;
education;
audiovisual;
art education
Data do documento: 23-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O ensino de cinema nas escolas tem se tornado cada vez mais relevante no currículo de Artes Visuais, já que pode fornecer aos alunos ferramentas valiosas para o desenvolvimento crítico. No entanto, integrar o cinema de maneira eficaz nas aulas de Artes Visuais enfrenta desafios significativos. Este trabalho propõe uma abordagem que objetiva tornar o ensino de cinema mais relevante para o cotidiano dos alunos do Ensino Médio, levando em conta fatores como o uso frequente de smartphones e redes sociais, o alto consumo de conteúdo audiovisual entre esse público e a baixa adesão ao hábito de leitura dos últimos tempos. Este estudo explora as dificuldades no ensino de cinema e sugere algumas intervenções efetivas, com o objetivo de tornar a experiência educacional enriquecedora para além das quatro paredes da sala de aula. A proposta inclui oferecer sugestões práticas para trazer qualidade à aprendizagem, promover uma compreensão mais profunda do cinema e estimular o desenvolvimento de metodologias inovadoras. A pesquisa busca também ajudar arte-educadores a superar desafios e prepará-los para os desafios e oportunidades no campo das Artes Visuais.
Descrição: The teaching of cinema in schools has become increasingly relevant in the Visual Arts curriculum, as it can provide students with valuable tools for critical development. However, effectively integrating cinema into Visual Arts classes presents significant challenges. This work proposes an approach aimed at making cinema education more relevant to the daily lives of high school students, considering factors such as the frequent use of smartphones and social media, the high consumption of audiovisual content among this audience, and the recent decline in reading habits. This study explores the difficulties in teaching cinema and suggests some effective interventions, with the goal of making the educational experience enriching beyond the four walls of the classroom. The proposal includes offering practical suggestions to enhance learning quality, promote a deeper understanding of cinema, and stimulate the development of innovative methodologies. The research also aims to help art educators overcome challenges and prepare them for the opportunities and challenges in the field of Visual Arts.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8247
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARILACK CASTRO DE OLIVEIRA.pdfTCC de Graduação836,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.