Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8255
Título: | A educação ambiental no contexto formativo de um curso técnico em meio ambiente de São Luís - MA |
Título(s) alternativo(s): | Environmental education in the training context of a technical environmental course in São Luís - MA |
Autor(es): | ARRUDA, Julio César Coimbra de Oliveira |
Palavras-chave: | educação ambiental; macrotendências; curso técnico; meio ambiente; formação profissional; environmental education; macrotrends; technical course; environment; professional qualification. |
Data do documento: | 13-Fev-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: A Educação Ambiental é uma área em ascensão, possuindo uma diversidade de abordagens político-pedagógicas. Uma das propostas para a sua categorização é a de macrotendências, com as vertentes conservacionista, pragmática e crítica. Nesse contexto, este trabalho visa a investigar como se processa a Educação Ambiental no contexto formativo de Curso Técnico de Meio Ambiente, em São Luís – MA. A pesquisa é qualitativa, contemplando a análise de documentos e realização de entrevistas com docentes do curso. Os resultados demonstram que predominam, na realidade estudada, as macrotendências conservacionista e pragmática, denotando a necessidade de maior reflexão sobre o currículo, a atuação docente e possibilidades de reformulação do curso.___ABSTRACT: Environmental Education is an area on the rise, with a variety of political-pedagogical approaches. One of the proposals for its categorization is the macrotrends, with the conservationist, pragmatic and critical strands. In this context, this work aims to investigate how Environmental Education takes place in the formative context of the Environmental Technical Course, in São Luis - MA. The research is qualitative, including the analysis of documents and interviews with teachers of the course. The results show that, in the reality studied, the conservationist and pragmatic macrotrends predominate, denoting the need for greater reflection on the curriculum, the teaching performance and possibilities for reformulating the course. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8255 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIOCESARCOIMBRADEOLIVEIRAARRUDA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 399,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.