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http://hdl.handle.net/123456789/8265
Título: | Representações sociais de estudantes do ensino fundamental sobre insetos em uma escola pública de São Luís - MA |
Título(s) alternativo(s): | Social representations of elementary school students about insects in a public school in São Luís - MA |
Autor(es): | SILVA, Fernanda Brito da |
Palavras-chave: | insetos; representações sociais; ensino de Ciências; Insects. social representations. Science teaching. |
Data do documento: | 22-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: Os insetos pertencem ao filo Arthropoda e representam o maior grupo animal do planeta, por terem uma ampla distribuição e diversidade. Esses organismos têm o corpo segmentado em cabeça, tórax e abdome e três pares de perna, a maioria apresenta asas e são constituídos de exoesqueleto. Além disso, são importantes tanto do ponto de vista ecológico como econômico, atuando como decompositores, predadores, polinizadores, inimigos naturais de pragas agrícolas, produzindo mel e própolis etc. Apesar de sua importância para o homem, os insetos são considerados nocivos, nojentos e perigosos. Conceitos equivocados encontram-se enraizados na música, na literatura e na religião, influenciando nas representações sociais. Ao ser abordado na Educação Básica, este conteúdo, em alguns casos, é tratado rapidamente, sendo geralmente enfatizados aspectos morfológicos e funcionais. Dessa maneira, assuntos ligados à Ecologia terminam sendo pouco associados aos insetos. Com base nesse contexto, a pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo analisar as representações sociais construídas por alunos do ensino fundamental de uma escola pública a respeito dos insetos. A coleta de dados envolveu diferentes fontes de evidências: observação de aulas, análise de livro didático, realização de entrevista semiestruturada com uma professora de Ciências e aplicação de questionário com perguntas abertas e associativas a estudantes do Ensino Fundamental. Os dados obtidos foram analisados a partir da metodologia proposta pela Análise de Conteúdo, resultando na construção de categorias, fundamentadas na Teoria das Representações Sociais. Os resultados obtidos por este trabalho mostram que predomina, entre os alunos pesquisados, uma imagem depreciativa sobre os insetos, influenciada especialmente pela escola, Internet e livros. Nesse sentido, o presente trabalho ressalta a importância de uma abordagem mais pautada em aspectos ecológicos e evolutivos sobre este grupo de animais no espaço escolar, tendo em vista a importância dessa instância social na desmitificação de informações equivocadas sobre os insetos.___ABSTRACT The insects belong to the phylum Arthropoda and represent the largest animal group on the planet because of their wide distribution and diversity. These organisms have a segmented body in the head, thorax and abdomen and three pairs of legs, most of which have wings and are made up of exoskeleton. Besides that, they are important from an ecological and economic point of view, acting as decomposers, predators, pollinators, natural enemies of agricultural pests, producing honey and propolis etc. Despite their importance to humans, insects are considered harmful, disgusting and dangerous. Misconceptions are rooted in music, literature and religion, influencing social representations. When addressed in Basic Education, this content is, in some cases, dealt with promptly, with emphasis on morphological and functional aspects. Thus, issues related to ecology end up being little associated with insects. Based on this context, the qualitative research aimed to analyze the social representations constructed by elementary students of a public school about insects. Data collection involved different sources of evidence: classroom observation, textbook analysis, semi-structured interviews with a science teacher, and application of a questionnaire with open and associative questions to elementary school students. The obtained data were analyzed from the methodology proposed by the Content Analysis, resulting in the construction of categories, based on the Theory of Social Representations. The results obtained by this work show that among the surveyed students, a derogatory image about insects predominates, especially influenced by the school, the Internet and books. In this sense, the present work emphasizes the importance of a more ecological and evolutionary approach on this group of animals in the school space, considering the importance of this social instance in the demystification of wrong information about insects. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8265 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
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