Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Talyta Lima da-
dc.date.accessioned2024-11-04T14:52:47Z-
dc.date.available2024-11-04T14:52:47Z-
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8282-
dc.descriptionThe use of scientific divulgation texts by teachers in basic education has been expanded in recent years. However, these materials are not always constructed to be used with a pedagogical character and their use is related to the understanding that those involved have about the Scientific Divulgation (SD). The research, of a qualitative nature, refers to a case study and was aimed at verifying what is proposed for graduates in Biological Sciences, from the Pedagogical Project of Course (PPC), as well as, analyze the conceptions of the same and its trainers about the SD, and identify the importance granted by them for this theme in the context of the training in which they are inserted. The methodology used was Content Analysis. It has been found that SD in PPC is predicted as a material to be analyzed within the content of Didactic Transposition and that the conception about SD can influence in the actions proposed by the trainers to the graduating, once they were offered Scientific Dissemination actions as being activities from SC.pt_BR
dc.description.abstractA utilização de textos de divulgação científica por professores na educação básica tem sido ampliada nos últimos anos. No entanto, estes materiais nem sempre são construídos para serem utilizados com um caráter pedagógico e, o seu uso está relacionado à compreensão que os envolvidos têm acerca da Divulgação Científica (DC). A pesquisa, de natureza qualitativa, refere-se a um estudo de caso e teve como objetivo verificar o que é proposto para licenciandos em Ciências Biológicas, a partir do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), bem como, analisar as concepções dos mesmos e de seus formadores acerca da DC, e identificar a importância concedida por eles para esta temática no contexto de formação em que estão inseridos. O referencial metodológico utilizado foi Análise de Conteúdo. Verificou-se que a DC no PPC é prevista como um material a ser analisado dentro do conteúdo de Transposição Didática e que a concepção sobre DC pode influenciar nas ações propostas pelos formadores aos licenciandos, uma vez que foram ofertadas ações de Disseminação Científica como sendo atividades de DC.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectCiências Biológicas;pt_BR
dc.subjectFormação de professores;pt_BR
dc.subjectDivulgação Científica;pt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdopt_BR
dc.subjectBiological Sciences;pt_BR
dc.subjectTeacher training;pt_BR
dc.subjectScientific Divulgation;pt_BR
dc.subjectContent Analysispt_BR
dc.titleDIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DOCENTE: análise das concepções de licenciandos em Ciências Biológicas e de seus formadorespt_BR
dc.title.alternativeSCIENTIFIC DISSEMINATION AND TEACHER TRAINING: analysis of the conceptions of undergraduate students in Biological Sciences and their trainerspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Talyta Lima da Silva-Monografia.pdfTCC de Graduação1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.