Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8283
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dc.contributor.authorSILVA, Marcos Vinicius Marques da-
dc.date.accessioned2024-11-04T14:59:24Z-
dc.date.available2024-11-04T14:59:24Z-
dc.date.issued2019-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8283-
dc.description.abstractRESUMO: Partindo da ideia de que a busca e o desenvolvimento da identidade profissional podem ser propiciados pelos saberes docentes, entendemos que estes dois elementos constituem a profissionalidade do professor e são essenciais para sua profissionalização. Nesta perspectiva, o presente artigo buscou analisar a construção e mobilização dos saberes docentes e a formação da identidade profissional de alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com seis licenciandos em fase de conclusão do curso. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e analisadas por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando-se do método hermenêutico-dialético, por meio do qual emergiram três categorias: Concepções acerca do ser professor, Espaços de (re) construção e mobilização de saberes e Sentir-se professor: identidades profissionais em construção. Os resultados demonstram a construção e mobilização de uma série de saberes inerentes à profissão docente que, por sua vez, carregam traços da identidade profissional dos licenciandos. Ademais, revelam que esta identidade é mutável, construída de forma coletiva, depende do reconhecimento de outros atores sociais para que seja assumida, estando pautada principalmente em dois saberes: os disciplinares e os experienciais.___ABSTRACT: Starting from the idea that the search and the development of the professional identity can be provided by the teaching knowledge, we understand that these two elements constitute the professionality of the teacher and are essential for their professionalization. In this perspective, the present article sought to analyze the construction and mobilization of the teaching knowledge and the formation of the professional identity of students of a course of brazilien licenciate degree in biological sciences. For this, we conducted semi-structured interviews with six students in the final phase of the course. The interviews were recorded in audio and later transcribed and analyzed through a qualitative approach, using the hermeneutic-dialectic method, through which three categories emerged: Conceptions about being a teacher, spaces for (re) construction and mobilization of knowledge and feel teacher: professional identities in construction. The results demonstrate the construction and mobilization of a series of knowledge inherent to the teaching profession, which in turn carry traces of the professional identity of the students. In addition, they reveal that this identity is changeable, constructed collectively, depends on the recognition of other social actors to be assumed and is based mainly on two knowledges: disciplinary and experiential.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectformação de professores;pt_BR
dc.subjectsaberes docentes;pt_BR
dc.subjectidentidade profissionalpt_BR
dc.subjectteacher’s education;pt_BR
dc.subjectteacher’s knowledge;pt_BR
dc.subjectprofessional identitypt_BR
dc.titleSaberes docentes e identidade profissional no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeTeaching knowledge and professional identity in the degree course in Biological Sciences at the Federal University of Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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