Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8287
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANTOS, Stella Chrystine Camara dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T17:10:28Z | - |
dc.date.available | 2024-11-04T17:10:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8287 | - |
dc.description.abstract | Resumo: Este estudo objetivou investigar a relação entre as práticas de Divulgação Científica (DC) e o Ensino de Botânica em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos matriculados regulamente na disciplina citada. A coleta de dados ocorreu por meio de uma sequência didática, com o intuito de que ao final os sujeitos pudessem elaborar textos de DC com temas sobre Botânica e público-alvo livre. As análises das produções textuais foram feitas a partir dos aspectos que compõe o discurso da DC: didaticidade, laicidade e cientificidade. Foi possível perceber que os licenciandos mesclam os aspectos intrínsecos às multifaces que a DC apresenta, sendo assim, todos os textos analisados apresentaram características que fazem parte do discurso da DC. Além disso, nos textos há uma predominância dos aspectos que visam a contextualização do tema abordado quando comparados aos de didaticidade e os de cientificidade. Destacamos a importância de se ter espaços e discussões que possam permear a DC e as suas possibilidades para o ensino como contribuição na formação dos futuros professores.___Abstract: The aim of this work is to investigate the relation between the Science Popularization and the Botany teaching in a undergraduate course of Teaching Certification in Biological Sciences. The scope of this research was the subject of Botany teaching practices, of the Biological Sciences course in the “Cidade Universitária Dom Delgado” of the Federal University of Maranhão. The participants of the research were the students of this subject. The data were collected through a didactic sequence consisting of four interventions, with the intention that in the end of the intervention the students could elaborate texts of Science populariation on Botany to the general public. The texts were analyzed from the following aspects that constitute the discourse of Science popularization: didacticity, laicity, and scientificity. The results showed that the students mix the aspects linked to the multifaceted Science popularization nature. Thus, all of the texts analyzed presented characteristics that are part of the discourse of the Science popularization. In addition to this, the texts presented predominance of aspects that aim at contextualizing the topic addressed when compared to those of didacticity and those of scientificity. We highlight the importance of having spaces and discussions that could promote Science popularization and its possibilities for teaching as a form of contribution to the training of future teachers. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | ensino de Botânica; | pt_BR |
dc.subject | formação Inicial; | pt_BR |
dc.subject | produção de textos; | pt_BR |
dc.subject | Botany teaching, | pt_BR |
dc.subject | teacher’s early formation; | pt_BR |
dc.subject | essays writing. | pt_BR |
dc.title | Construção de textos de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências e biologia: contribuições para o ensino de botânica | pt_BR |
dc.title.alternative | Construction of scientific dissemination texts in the initial training of science and biology teachers: contributions to botany teaching | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
StellaChrystineCamaradosSantos.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 6,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.