Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/829
Título: AVALIAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: um estudo de caso na Justiça Federal.
Autor(es): Nascimento, Ronaldo Felipe Oliveira do
Palavras-chave: Cultura organizacional
Motivação
Liderança
Gestão pública
Data do documento: 29-Ago-2016
Resumo: No contexto atual do Estado, os cidadãos exigem por serviços de qualidade, e com isso, a administração pública teve de mudar a sua forma de gestão, envolvendo mudanças de ferramentas e modelo de gestão, assim como, os costumes que faziam parte do setor que são nocivos a implantação do novo modelo de gestão pública. Este trabalho tem por objetivo avaliar a cultura organizacional de uma instituição pública por meio dos valores e as práticas adotadas, tendo como objetivos intrínsecos, investigar a satisfação dos servidores com o ambiente de trabalho, o relacionamento interpessoal desses com os colegas, os sistemas de recompensa e motivação, bem como, a avaliação de desempenho e o desenvolvimento das lideranças. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário desenvolvido pelo Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional que aborda seis pontos relacionados com as práticas da cultura organizacional – profissionalismo cooperativo, profissionalismo competitivo, satisfação e bem-estar dos empregados, integração externa, recompensa e treinamento, promoção do relacionamento interpessoal –, além de uma entrevista com a gestora responsável pelo departamento de desenvolvimento e avaliação de recursos humanos. Este trabalho se comporta como descritivo, quanto aos meios, como estudo de caso, em relação ao tipo de abordagem é quantitativo e qualitativo. A pesquisa foi realizada na Justiça Federal do Maranhão em São Luís na unidade do bairro da Areinha. Tendo como resultados no questionário as práticas: profissionalismo cooperativo, integração externa e promoção do relacionamento interpessoal como moderada, profissionalismo competitivo, satisfação e bem-estar dos empregados, recompensa e treinamento como pouco aplicável. Relacionando esses resultados com a entrevista, notou-se que a instituição possui cultura organizacional fraca, que necessita desenvolver as competências gerenciais das lideranças e criar politicas motivacionais para reforçar os valores da organização.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel em Administração.
Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel em Administração.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/829
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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