Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Yuri Cardoso de-
dc.date.accessioned2024-11-05T12:27:19Z-
dc.date.available2024-11-05T12:27:19Z-
dc.date.issued2024-09-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8292-
dc.descriptionThis research investigates Art in its relationship with Aesthetics as a tool for articulating innovative methodologies in the creation and application of artistic/pedagogical resources. The objective is to substantiate the connections between Art and Aesthetics, develop their role as an articulating tool for potential methodologies, and propose the construction of an artistic/pedagogical resource as an example of practical application in Art education. The applied research focuses on the study of key pedagogical theories with an emphasis on functionality, aiming to generate practical knowledge to solve specific problems in Art education. In terms of procedural methods, a mixed approach was adopted to ensure fluidity in the process of constructing the artistic/pedagogical resource, combining analysis methods such as the triangular approach and the comparative method, which together operated observationally and predominantly experimentally. In technical procedures, the research was dedicated to the qualitative verification of the content, using the dialectical method, considered one of the general methods of approach in scientific investigation. Besides textual language, the research incorporated the exercise of artistic creation as a proposal. Through contextualization, creation, and experience in reading and aesthetic appreciation, visual records of masks from Maranhão's popular culture, their representations, characters, relationships, and ancestry were used as references for elaboration and interaction. The interdisciplinary research involved various fields of knowledge, such as Art/Education, Aesthetics, Art Psychology, Art Sociology, and Art History. These fields provided essential operational concepts to develop examples, suggestions, and proposals that integrate theory and practice, promoting the artistic/pedagogical resource as an active methodology in Art Education, contextualizing artistic practice within the relationships between Art and Aesthetics as a tool for articulating possible methodologies.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa investiga a Arte em suas relações com a Estética, como instrumento articulador de metodologias inovadoras na construção e aplicação de recursos artístico/pedagógicos. O objetivo é fundamentar as relações entre Arte e Estética, desenvolver sua atuação como instrumento articulador de metodologias possíveis, propor construção de recurso artístico/pedagógico como exemplo de aplicação prática no ensino da Arte. A pesquisa, de natureza aplicada, concentra-se no estudo das principais teorias pedagógicas com foco na funcionalidade, visando gerar conhecimentos práticos para solucionar problemas específicos no ensino da Arte. Quanto aos métodos de procedimento, foi adotado de forma mista visando fluidez ao processo de construção do recurso artístico/pedagógico, combinando os métodos de análise: abordagem triangular e método comparativo, que em conjunto atuaram de modo observacional e predominantemente experimental. Nos procedimentos técnicos, a pesquisa dedicou-se à verificação qualitativa do conteúdo, utilizando o método dialético, considerado um dos métodos gerais de abordagem na investigação científica. Além da linguagem textual, a pesquisa incorporou o exercício da criação artística como proposta. Através da contextualização, criação e experiência de leitura e apreciação estética, foram utilizados registros visuais das máscaras da cultura popular do Maranhão, suas representações, seus personagens, suas relações e a ancestralidade como referências para elaboração e interação. A pesquisa interdisciplinar envolveu diversas áreas do conhecimento, como Arte/Educação, Estética, Psicologia da Arte, Sociologia da Arte e História da Arte. Esses campos forneceram conceitos operacionais essenciais para desenvolver exemplos, sugestões e propostas que integram teoria e prática, promovendo o recurso artístico/pedagógico como metodologia ativa no Ensino da Arte, contextualizando a prática artística dentro das relações entre Arte e Estética como instrumento articulador de metodologias possíveis.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectArte/Educação;pt_BR
dc.subjectComposição Estética Visual;pt_BR
dc.subjectCultura Popular Maranhense;pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade;pt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectArt/Education;pt_BR
dc.subjectVisual Aesthetic Composition;pt_BR
dc.subjectMaranhão Popular Culture;pt_BR
dc.subjectInterdisciplinarity;pt_BR
dc.subjectActive Methodologiespt_BR
dc.titleA ARTE EM SUAS RELAÇÕES COM A ESTÉTICA: INSTRUMENTO ARTICULADOR DE METODOLOGIAS POSSÍVEIS, NA CONSTRUÇÃO DE RECURSO ARTÍSTICO/PEDAGÓGICO.pt_BR
dc.title.alternativeART IN ITS RELATIONSHIP WITH AESTHETICS: AN INSTRUMENT FOR ARTICULATING POSSIBLE METHODOLOGIES IN THE CONSTRUCTION OF ARTISTIC/PEDAGOGICAL RESOURCES.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YURI_CARDOSO_DE_SOUSA.pdfTCC de Graduação3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.