Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8293
Título: Análise dos conteúdos do continente africano nos livros didáticos de Geografia do 8º ano do ensino fundamenta
Título(s) alternativo(s): Analysis of the contents of the African continent in Geography textbooks for the 8th grade of elementary school
Autor(es): RIBEIRO, Daniela Nascimento
Palavras-chave: África;
Geografia;
Livro Didático
Africa;
Geography;
Textbook
Data do documento: 29-Out-2024
Editor: UFMA
Resumo: Muito se tem discutido, recentemente, acerca de livros didáticos nos últimos anos, mas junto a isso tem se discutido também sobre o continente africano, e também como o mesmo influenciou na cultura afro-brasileira. O objetivo geral deste trabalho foi analisar de que forma o continente africano está sendo abordado nos livros didáticos de Geografia do 8º ano do ensino fundamental. Desta forma, a pesquisa bibliográfica foi utilizada como forma de coletar dados e informações, possibilitando uma sustentação teórica para a realização do trabalho. O trabalho foi desenvolvido em 3 etapas, a primeira abarcou-se no estudo das obras bibliográficas referente a temática Africana no contexto escolar, como também suas colaborações no Ensino Fundamental. A segunda etapa consistiu-se na análise de três livros didáticos de Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental. E, por fim, a terceira etapa do trabalho consiste em uma análise geral dos conteúdos sobre o que foi estudado, trazendo os resultados do que os livros didáticos estão passando para os alunos do ensino fundamental. Desta forma, conclui-se, que todos os livros didáticos analisados e examinados estão de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Descrição: There has been much discussion recently about textbooks in recent years, but along with this, there has also been discussion about the African continent, and also how it has influenced Afro-Brazilian culture. The general objective of this work was to analyze how the African continent is being addressed in Geography textbooks for the 8th grade of elementary school. Thus, bibliographic research was used as a way to collect data and information, enabling a theoretical support for the work. The work was developed in 3 stages, the first covered the study of bibliographic works related to African themes in the school context, as well as their collaborations in Elementary School. The second stage consisted of the analysis of three Geography textbooks for the 8th grade of Elementary School. And, finally, the third stage of the work consists of a general analysis of the contents of what was studied, bringing the results of what the textbooks are passing on to elementary school students. Thus, it is concluded that all textbooks analyzed and examined are in accordance with the National Curricular Parameters.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8293
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela_Ribeiro.pdfTCC de Graduação916,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.