Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8299
Título: | Aspectos matemáticos da realidade virtual |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical aspects of virtual reality |
Autor(es): | AGUIAR, Juliana Rodrigues de |
Palavras-chave: | realidade virtual; computação gráfica; álgebra linear numérica; aplicações em ensino. virtual reality; computer graphics; numerical linear algebra; teaching applications. |
Data do documento: | 4-Fev-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo: O mundo está em uma constante evolução tecnológica e com essa evolução percebemos novas necessidades que se refletem até no ensino, pois novas sociedades trazem consigo novos comportamentos e pensamentos. Pensando nisso, este trabalho tem por objetivo apresentar mais uma possibilidade de ensino da Matemática utilizando o recurso da realidade virtual que a cada dia se torna mais viável e aberto a diversas possibilidades, que dependem apenas de criatividade e empenho. Mas diferente do que se possa imaginar, minha proposta não defende o uso estático como um simples usuário, pelo contrário, pretendo mostrar que é possível apresentar esse recurso de uma forma dinâmica, como um auxiliar na construção do conhecimento. Pois como veremos nos resultados do projeto usado para exemplificar a minha proposta, é possível se utilizar de um recurso clássico já muito explorado no ensino como o jogo Torre de Hanói e ampliar as suas opções como um recurso didático de uma forma inovadora.__Abstract The world is in constant technological evolution and with this evolution, we notice new demands that are reflected even in teaching, as new societies bring with them new behaviors and thoughts. With that in mind, this work aims to goal another possibility of teaching Mathematics using the resource of virtual reality that every day becomes more viable and open to several possibilities, which depend only on creativity and commitment. But different from what you might imagine, my proposal does not defend the use of static as a simple final user, at contrary, I intend to show that it is possible to present this resource dynamically, as an aid in the construction of knowledge. As we will see in the results of the project used to exemplify my proposal, it is possible to use a classic resource already widely explored in teaching such as the Tower of Hanoi game, and expand its options as a didactic resource in an innovative way. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8299 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Bacharelado em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Juliana_Rodrigues_de_Aguiar.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.