Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/829
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dc.contributor.authorNascimento, Ronaldo Felipe Oliveira do-
dc.date.accessioned2016-09-27T13:04:22Z-
dc.date.available2016-09-27T13:04:22Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/829-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel em Administração.pt_BR
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel em Administração.pt_BR
dc.description.abstractNo contexto atual do Estado, os cidadãos exigem por serviços de qualidade, e com isso, a administração pública teve de mudar a sua forma de gestão, envolvendo mudanças de ferramentas e modelo de gestão, assim como, os costumes que faziam parte do setor que são nocivos a implantação do novo modelo de gestão pública. Este trabalho tem por objetivo avaliar a cultura organizacional de uma instituição pública por meio dos valores e as práticas adotadas, tendo como objetivos intrínsecos, investigar a satisfação dos servidores com o ambiente de trabalho, o relacionamento interpessoal desses com os colegas, os sistemas de recompensa e motivação, bem como, a avaliação de desempenho e o desenvolvimento das lideranças. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário desenvolvido pelo Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional que aborda seis pontos relacionados com as práticas da cultura organizacional – profissionalismo cooperativo, profissionalismo competitivo, satisfação e bem-estar dos empregados, integração externa, recompensa e treinamento, promoção do relacionamento interpessoal –, além de uma entrevista com a gestora responsável pelo departamento de desenvolvimento e avaliação de recursos humanos. Este trabalho se comporta como descritivo, quanto aos meios, como estudo de caso, em relação ao tipo de abordagem é quantitativo e qualitativo. A pesquisa foi realizada na Justiça Federal do Maranhão em São Luís na unidade do bairro da Areinha. Tendo como resultados no questionário as práticas: profissionalismo cooperativo, integração externa e promoção do relacionamento interpessoal como moderada, profissionalismo competitivo, satisfação e bem-estar dos empregados, recompensa e treinamento como pouco aplicável. Relacionando esses resultados com a entrevista, notou-se que a instituição possui cultura organizacional fraca, que necessita desenvolver as competências gerenciais das lideranças e criar politicas motivacionais para reforçar os valores da organização.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: um estudo de caso na Justiça Federal.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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