Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8300
Título: O ESTUDO DAS ONDAS SONORAS PELO SOFTWARE AUDACITY: Uma abordagem interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): THE STUDY OF SOUND WAVES BY AUDACITY SOFTWARE: An interdisciplinary approach
Autor(es): SANTOS, Francisca Samires Sousa
Palavras-chave: Interdisciplinaridade;
o ensino de física;
ondas sonoras
Interdisciplinarity;
teaching physics;
sound waves
Data do documento: 4-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O ensino de física por vezes é visto como de difícil compreensão a depender das opções metodológicas do professor (a). Esta pesquisa discute esse ensino por um viés interdisciplinar tratando da interface entre Física, Música e TICs. Tem como objetivo geral analisar a aprendizagem de conceitos relacionados as ondas sonoras através de uma proposta interdisciplinaridade entre física, música e TICs software Audacity. Buscou-se uma abordagem interdisciplinar, abrangente eficaz, promovendo uma compreensão mais profunda dos princípios e aplicações. Para tanto, fez-se necessário um planejamento bem estruturado no sentido de garantir desde recursos materiais, ferramentas tecnológicas, textos entre outros, sobre o conteúdo ondas sonoras, pois, em geral, é um assunto sem grandes conexões com o cotidiano. A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica e de campo, realizado na Escola CETI Professora Cleonice de Castro Teles, com 33 alunos do segundo ano do ensino médio, no período de setembro a outubro de 2023. Foi utilizada pesquisa qualitativa para avaliar o resultado da aprendizagem dos conceitos. Conclui que os resultados alcançados confirmam a necessidade de inovação nas atividades educativas, a fim de melhorar a eficácia e a integração das experiências de aprendizagem. Incorporar elementos musicais no ensino de física não apenas torna as disciplinas mais acessíveis e interessantes, como também proporciona uma experiência tangível dos conteúdos estudados. Evidencia ainda com os resultados que as discussões sobre metodologias de ensino que valorizem a interdisciplinaridade e a aplicabilidade do conhecimento são necessárias para o alcance de uma aprendizagem integrada e conectada à realidade dos alunos.
Descrição: Physics teaching is sometimes seen as difficult to understand depending on the teacher's methodological choices. This research discusses this teaching from an interdisciplinary perspective, dealing with the interface between Physics, Music, and ICTs. Its general objective is to analyze the learning of concepts related to sound waves through an interdisciplinary proposal between Physics, Music, and ICTs using Audacity software. An interdisciplinary, comprehensive, and effective approach was sought, promoting a deeper understanding of the principles and applications. To this end, a well-structured planning was necessary in order to guarantee material resources, technological tools, texts, among others, on the content of sound waves, since, in general, it is a subject without great connections to everyday life. The methodology was based on bibliographic and field research, carried out at Escola CETI Professora Cleonice de Castro Teles, with 33 second-year high school students, from September to October 2023. Qualitative research was used to evaluate the learning results of the concepts. The conclusion is that the results obtained confirm the need for innovation in educational activities in order to improve the effectiveness and integration of learning experiences. Incorporating musical elements into physics teaching not only makes the subjects more accessible and interesting, but also provides a tangible experience of the studied content. The results also show that discussions on teaching methodologies that value interdisciplinarity and the applicability of knowledge are necessary to achieve integrated learning that is connected to the students' reality.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8300
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA_SAMIRES_SOUSA_SANTOS.pdfTCC de Graduação4,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.