Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8302
Título: | Compostagem de resíduos sólidos orgânicos e suas contribuições para a educação ambiental no espaço escolar |
Título(s) alternativo(s): | Composting organic solid waste and its contributions to environmental education in the school space |
Autor(es): | MORENO, Bárbara Michelle Garcês |
Palavras-chave: | compostagem; resíduos sólidos orgânicos; educação ambiental; comunidade escolar; composting; waste organic solids; environmental education; school community. |
Data do documento: | 18-Jan-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: O elevado número de resíduos sólidos descartados diariamente provoca prejuízos ambientais e sociais, sendo importante que ocorram interferências mais eficientes por parte dos administradores. No Brasil, a maior parte do lixo segue para locais inadequados chamados de lixões. Nesses locais, o material orgânico em decomposição, sem o tratamento adequado, pode afetar a qualidade do solo, da água e do ar da região, comprometendo a saúde e o bem-estar dos seres vivos. A compostagem é uma medida de tratamento do resíduo sólido orgânico, que, por meio da ação de microrganismos e da interferência humana, é possível originar um material diferente do de origem, chamado de composto. É uma prática indicada para ser trabalhada em escolas, por conta da valorização da natureza e promoção da Educação Ambiental. O trabalho em questão foi desenvolvido no Colégio Universitário de São Luís – MA e teve como principal objetivo analisar de que forma a participação em um projeto de Educação Ambiental, que utilizou os métodos de compostagem como instrumento estratégico, contribuiu para mudanças de perspectivas dos alunos envolvidos em relação ao descarte inadequado dos resíduos sólidos. Foi possível investigá-los por meio de um método qualitativo, chamado Roda de Conversa, antes e depois de um processo de sensibilização e de uma prática de compostagem. É possível concluir, a partir da comparação das repostas apresentadas pelos sujeitos envolvidos nas Rodas de Conversa, que houve compreensão e sensibilização dos alunos envolvidos, os quais demonstraram maior preocupação e interesse em relação à separação e eliminação adequada dos resíduos sólidos de suas casas e da escola. Foi notado também que os alunos compreenderam como são desenvolvidos os métodos de compostagem, e, a partir do composto originado da prática na escola, foi constatado que os restos de matéria orgânica descartados adequadamente podem virar adubo de planta e gerar benefícios para toda a sociedade.___ABSTRACT: The high number of solid waste discarded daily causes environmental and social damages, and it is important that more efficient interference occurs on the part of the managers. In Brazil, most of the waste goes to inadequate sites called dumps. In such places, decaying organic material, without adequate treatment, can affect the quality of soil, water and air in the region, compromising the health and well-being of living things. Composting is a measure of treatment of organic solid waste, which, through the action of microorganisms and human interference, it is possible to originate a material different from the one of origin, called humus. It is an indicated practice to be worked in schools, due to the valuation of nature and promotion of Environmental Education. The work in question was developed at the University College of São Luís - MA and had as main objective to analyze how participation in an Environmental Education project, which uses composting methods as a strategic instrument, contributed to the perspectives changes of the students involved In relation to the inadequate disposal of solid waste. It was possible to investigate them through a qualitative method, called Conversation Wheel, before and after a process of sensitization and the practice of composting. It is possible to conclude, from the comparison of the answers presented by the subjects involved in Conversation Wheels, that there was understanding and awareness of the students involved, who showed greater concern and interest in the separation and proper disposal of solid waste from their homes and school. It was also noted that the students understood how composting methods are developed, and from the compound originated from the practice in the school, it was verified that the organic matter remains properly discarded can turn fertilizer of plant and generate benefits for the whole society. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8302 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BÁRBARA MICHELLE GARCÊS MORENO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.