Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8316
Título: | Aplicabilidade da Biomecânica na Educação Física Escolar e sua importância como disciplina academia no curso de Licenciatura em Educação Física |
Título(s) alternativo(s): | Applicability of Biomechanics in Physical Education at School and its importance as an academic discipline in the Bachelor's Degree in Physical Education |
Autor(es): | SOUSA, Davi Oliveira |
Palavras-chave: | Biomecânica; Aplicabilidade Escolar; Importância Da Disciplina Biomechanics; School Applicability; Importance of Discipline |
Data do documento: | 26-Jun-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Introdução: os conhecimentos dos conceitos biomecânicos básicos são essenciais para o professor de Educação Física, assim como para outros profissionais que trabalham com o movimento humano, como o fisioterapeuta, médico ou preparador físico. Tal importância é refletida na presença da Biomecânica como componente dos currículos dos cursos de Licenciatura em Educação Física. Objetivo: identificar a aplicabilidade e importância da Biomecânica na prática pedagógica da disciplina de Educação Física na Educação Básica e sua importância na formação de professores da área. Métodos: estudo qualitativo com elaboração de revisão bibliográfica narrativa por meio de pesquisa por referenciais teóricos que tratam da aplicabilidade da Biomecânica na Educação Física Escolar e/ou sua importância como disciplina acadêmica nos cursos de Licenciatura em Educação Física. Resultados: foram selecionados, após a leitura dos resumos, 51 referenciais teóricos encontrados a partir das buscas pelas palavras-chave supracitadas, sendo: 2 teses de doutorado, 1 dissertação de mestrado, 2 livros e 46 artigos científicos. Os referenciais teóricos incluídos foram das línguas portuguesa e inglesa. Após a leitura integral, foram excluídos 23 artigos e 1 livro por entender que eles não possuíam relação específica com o tema proposto por este trabalho. Ao final, foram incluídos 28 referenciais teóricos encontrados nas bases de dados pesquisadas. Considerações Finais: a utilização da Biomecânica nas aulas de Educação Física mostra-se uma ferramenta eficaz para a aplicação dos conhecimentos e novos processos de intervenção do professor, como novas experiências com os conteúdos da Educação Física Escolar para os alunos, contribuindo para um aprendizado mais ampliado em diferentes dimensões. |
Descrição: | Introduction: knowledge of basic biomechanical concepts is essential for Physical Education teachers, as well as for other professionals who work with human movement, such as physiotherapists, doctors or physical trainers. This importance is reflected in the presence of Biomechanics as a component of the curricula of Degree courses in Physical Education. Objective: to identify the applicability of Biomechanics in the pedagogical practice of the Physical Education discipline in Basic Education and its importance in the training of teachers in the area. Methods: qualitative study with the elaboration of a narrative bibliographic review through research using theoretical references that deal with the applicability of Biomechanics in school Physical Education and/or its importance as an academic discipline in Bachelor's Degree courses in Physical Education. Results: after reading the abstracts, 51 theoretical references were selected from searches using the aforementioned keywords, including: 2 doctoral theses, 1 master's dissertation, 2 books and 46 scientific articles. The theoretical references included were in Portuguese and English. After reading in full, 23 articles and 1 book were excluded as it was understood that they had no specific relationship with the theme proposed by this work. In the end, 28 theoretical references found in the researched databases were included. Final Considerations: the use of Biomechanics in Physical Education classes proves to be an effective tool for the application of knowledge and new teacher intervention processes, such as new experiences with school Physical Education content for students, contributing to better learning. enlarged in different dimensions. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8316 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAVI_OLIVEIRA_SOUSA.pdf | TCC de Graduação | 760,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.