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http://hdl.handle.net/123456789/8317
Título: | BENEFÍCIOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA APRENDIZAGEM MOTORA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA : REVISÃO INTEGRATIVA |
Título(s) alternativo(s): | BENEFITS OF ELECTRONIC GAMES IN MOTOR LEARNING IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES: INTEGRATIVE REVIEW |
Autor(es): | SOUSA, Douglas Leonardo Silva de |
Palavras-chave: | Jogos Eletrônicos; Aprendizagem Motora; Educação Física Escolar Eletronic Games; Motor Learming; School Physical Education |
Data do documento: | 25-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi analisar os benefícios dos Jogos eletrônicos como conteúdo programático na aprendizagem motora dos alunos nas aulas de Educação Física, apresentando a influência que a tecnologia tem sobre os discentes e como a prática desses jogos podem envolver movimentos que desenvolvam a coordenação motora criando estratégias e desafios para alcançar os objetivos, através de uma revisão de literatura. Neste estudo foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos publicados de 2013 a 2023, foram analisadas as bases Scielo, Google Acadêmico e CAPES, que falem a respeito do uso de Jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física, seus benefícios na aprendizagem motora e influência da tecnologia no desenvolvimento dos alunos. O desafio de trabalhar os Jogos Eletrônicos em sala de aula principalmente na Educação Física é um importante fator para a análise dos resultados, porém os benefícios na aprendizagem motora são vistos pelo interesse dos alunos ao experimentar essa vivência da prática de atividade física através da tecnologia, trabalhando movimentos específicos dos esportes ou habilidades motoras básicas, os jogos envolvem movimentos sincronizados que melhora a coordenação entre corpo e mente. Os jogos mais abordados foram Just Dance, Wii Sports, Ring FitAdventure, Knockout League e alguns jogos em que são utilizados recursos físicos e virtuais. Os jogos sempre foram queridos pelos alunos em sala de aula, porém a influência tanto negativa como positiva que podem fazer em sua aprendizagem motora e cognitiva são abordados como tema principal, deixando a movimentação de lado. Além do interesse dos alunos em trabalhar com esse conteúdo, os benefícios de sua aplicação em sala de aula foram vistos de forma efetiva com a melhora de habilidades motoras de principal, deixando e coordenação motora, a prática regular dos jogos que fazem o corpo interagir com a mente e a tecnologia tornam o aprendizado mais fácil pela ludicidade, que auxilia na promoção da saúde prevenindo o Sedentarismo. Desse modo os estudos se mostram escassos pelo fato de os Jogos Eletrônicos serem vistos como um desafio em sala de aula por ser um assunto mais dominante pelos alunos do que pela docência, é necessário mais profissionais de Educação Física abordando esse conteúdo afim de explorar todos seus benefícios e aplicações em sala de aula para uma melhor discussão dos resultados. |
Descrição: | The objective of this study was to analyze the benefits of electronic games as programmatic content in students' motor learning in Physical Education classes, presenting the influence that technology has on students and how the practice of these games can involve movements that develop motor coordination, creating strategies and challenges to achieve the objectives, through a literature review In this study, a bibliographical survey of scientific articles published from 2013 to 2023 wascarried out, the Scielo, Google Scholar, CAPES and data bases were analyzed, which talk about the use of electronic games in Physical Education classes, their benefits in motor learning and the influence of technology in student development Thechallenge of working with Electronic Games in the classroom, especially in Physical Education, is a important factor for analyzing the results, butthe benefits in motor learning are seen throughth estudents' interest in experiencing this experience of practicing physical activity through technology, Working on sports specific movements or basic motor skills, games involve synchronized movements that improve coordination between body and mind. The most discussed games were Just Dance, Wii Sports, Ring Fit Adventure, Knockout League and some games in which physical and virtual resources are used. Games have always been loved by students in the classroom, but the negative and positive influence they can have on their motor and cognitive learning are addressed as the main topic, leaving movement a side. In addition to the students' interest in working with this content, the benefits of its application in the classroom were seen effectively with the improvementof motor skills in jumping, balancing, agility and motor coordination, the regular practice of games that make the body Interacting with the mind and technology makes learning easier through play fulness, which helps promote health by preventing a sedentary lifestyle. There fore, studies are scarcedue to the fact that Electronic Games are seen as a challenge in theclassroom as itis a subject more dominated by students than by teaching staff. More Physical Education professional sneed to address this content in order to explore allits benefits. And applications in the classroom for a better discussion of the results. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8317 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
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